quarta, 24 de abril de 2024
Conscientização

Dia Mundial da Água é tema de projeto em escola municipal em Ibaté

21 Mar 2018 - 19h21Por Redação
Escola Municipal “Julio Benedicto Mendes” trabalhou o tema com seus alunos - Crédito: DivulgaçãoEscola Municipal “Julio Benedicto Mendes” trabalhou o tema com seus alunos - Crédito: Divulgação

O Dia Mundial da Água é comemorado anualmente no dia 22 de março. O tema desse ano foi o uso de soluções baseadas no meio ambiente para resolver problemas de gestão dos recursos hídricos. Com a campanha “A resposta está na natureza”, as Nações Unidas abordaram como as estratégias de preservação e restauração ambiental pode proteger o ciclo da água e melhorar a qualidade de vida da população.

Sabendo de sua importância, a Escola Municipal “Julio Benedicto Mendes” trabalhou o tema com seus alunos, colocando em pauta como pequenas atitudes do nosso cotidiano podem fazer muita diferença para o planeta.  Para o Diretor da unidade de ensino, Alexandre Moraes Gaspar, é necessário mais do que informações e conceitos, mas atitudes e formação de valores, que são aprendidos na escola e no meio social que vivemos. “A criação do projeto foi importante no sentido de esclarecer que temos uma grande responsabilidade com o nosso planeta, uma vez que grande parte dos impactos ambientais que ocorrem têm origem antrópica, ou seja, são causadas por indivíduos de nossa espécie, direta ou indiretamente. O objetivo da direção e dos docentes foi apresentar para os alunos uma visão ampla que envolve inúmeros problemas que o mundo atual vem enfrentando com relação à falta de água, ampliando a consciência sobre as questões relativas à água no meio ambiente, e assumindo de forma independente e autônoma atitudes e valores voltados à sua proteção e conservação”, ressaltou.

O diretor da escola destacou a importância dos professores na conscientização dos alunos em relação à cultura de preservação da água, mostrando suas múltiplas formas de uso, os ciclos da mesma, sua importância para a vida e para a história dos povos. “A sala de aula é um lugar propício para desenvolver a consciência ambiental de crianças e jovens, e nossos professores possuem um importante papel no sentido de sensibilizar e conscientizá-los, afinal os alunos são agentes multiplicadores, ou seja, repassam os conhecimentos para a família e vizinhos. Os docentes contribuem para a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem diante da realidade em que o mundo vem enfrentando com a poluição e a escassez de água. Desta forma, aproveitamos o mês de março para desenvolver atividades nesse sentido, mas os docentes estão sempre atentos ao fato de que reflexões e comportamentos positivos em relação a este e demais assuntos são trabalhados a todo o momento, independentemente da época do ano. Parabéns a todos os professores pelo excelente trabalho que desenvolvem com nossos alunos”, concluiu Gaspar.

O prefeito José Luiz Parella (PSDB) destaca a importância das crianças se conscientizarem sobre a água e seus benefícios. “Sabemos que a água é muito importante para o mundo inteiro, para nós humanos, para os animais, plantas, plantações, enfim, em tudo, então é muito importante que as crianças desde cedo aprendem e se conscientizem de como utilizar a água da maneira correta, sem desperdiçar, com consciência”, observou o chefe do Executivo.

HISTÓRIA DO DIA MUNDIAL DA ÁGUA

O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março de cada ano é destinado à discussão sobre os diversos temas relacionados a este importante bem natural.

Mas porque a ONU se preocupa com a água se sabemos que dois terços do planeta Terra é formado por este precioso líquido?

A razão é que pouca quantidade, cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável, ou seja, própria para o consumo. E como sabemos grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) está sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial. Pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.

No dia 22 de março de 1992, a ONU também divulgou um importante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água”. Este texto apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.

MAS COMO DEVEMOS COMEMORAR ESTA IMPORTANTE DATA?

Não só neste dia, mas também nos outros 364 dias do ano precisamos tomar atitudes em nosso cotidiano que colaborem para a preservação e economia deste bem natural. Sugestões não faltam: não jogar lixo nos rios e lagos; economizar água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças e etc.); reutilizar a água em diversas situações; respeitar as regiões de mananciais e divulgar ideias ecológicas para amigos, parentes e outras pessoas. 

Leia Também

Últimas Notícias