sexta, 19 de abril de 2024
Educação

Dia Mundial da Água é tema de projeto em Escola Municipal de Ibaté

23 Mar 2019 - 10h20Por Redação
Dia Mundial da Água é tema de projeto em Escola Municipal de Ibaté - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

O Dia Mundial da Água (DMA) é celebrado anualmente no dia 22 de março. A data foi instituída com o propósito de alertar a população sobre a necessidade de preservar esta fonte de vida.

Sabendo de sua importância, a Escola Municipal “Julio Benedicto Mendes” trabalhou o tema com seus alunos, colocando em pauta como pequenas atitudes do nosso cotidiano podem fazer muita diferença para o planeta.  Para o Diretor Alexandre Moraes Gaspar, é necessário mais do que informações e conceitos, mas atitudes e formação de valores. “O tema faz parte do nosso Projeto Leitura, e tem como objetivo esclarecer que temos uma grande responsabilidade com o nosso planeta, uma vez que grande parte dos impactos ambientais que ocorrem têm origem antrópica, ou seja, são causadas por indivíduos de nossa espécie, direta ou indiretamente. O objetivo da direção e dos docentes foi apresentar para os alunos uma visão ampla que envolve inúmeros problemas que o mundo atual vem enfrentando com relação à falta de água, ampliando a consciência sobre as questões relativas à água no meio ambiente, e assumindo de forma independente e autônoma atitudes e valores voltados à sua proteção e conservação”, ressaltou Gaspar.

O diretor da Unidade de Ensino destacou a importância dos professores e funcionários na conscientização dos alunos em relação à cultura de preservação da água, mostrando suas múltiplas formas de uso, os ciclos da mesma, sua importância para a vida e para a história dos povos. “A sala de aula é um lugar propício para desenvolver a consciência ambiental de crianças e jovens, e nossos professores possuem um importante papel no sentido de sensibilizar e conscientizá-los, afinal os alunos são agentes multiplicadores, ou seja, repassam os conhecimentos para a família e vizinhos. Os docentes contribuem para a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem diante da realidade em que o mundo vem enfrentando com a poluição e a escassez de água. Desta forma, aproveitamos o mês de março para desenvolver atividades nesse sentido, mas os docentes estão sempre atentos ao fato de que reflexões e comportamentos positivos em relação a este e demais assuntos são trabalhados a todo o momento, independentemente da época do ano. Além dos docentes, os funcionários também participam do processo educacional, dando o suporte necessário para que a aprendizagem aconteça”, concluiu Gaspar.

Para finalizar sobre o tema as turmas do 3º Ano B e 3º Ano D da professora Marlene fizeram duas apresentações que encantaram a todos. A direção e coordenação no término das apresentações entregaram um copo de água para funcionários, alunos, professores e para as funcionárias Lucia Donatoni, Letícia Reis da Silveira e Silmara N. da Silva da Biblioteca e para a vereadora Regina Célia Alves de Queiróz com a seguinte mensagem: Pequenas atitudes podem fazer a diferença! Evite o desperdício.

O prefeito José Luiz Parella (PSDB) destacou a importância da conscientização sobre a água e seus benefícios. “Sabemos que a água é muito importante e por isso precisamos tomar atitudes em nosso cotidiano que colaborem para a preservação e economia deste bem natural. Sugestões não faltam: não jogar lixo nos rios e lagos; economizar água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças e etc.); reutilizar a água em diversas situações; respeitar as regiões de mananciais e divulgar ideias ecológicas para amigos, parentes e outras pessoas são algumas atitudes que podem fazer a diferença. Por isso é muito importante que as crianças desde cedo aprendam e tomem consciência de como utilizar a água de maneira correta, sem desperdício”, observou o chefe do Executivo.

Leia Também

Últimas Notícias