terça, 19 de março de 2024
Atendimentos

Centro de Controle de Zoonoses de Ibaté faz balanço do trabalho realizado em 2018

16 Jan 2019 - 07h08Por Redação
Centro de Controle de Zoonoses de Ibaté faz balanço do trabalho realizado em 2018 - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Nesta semana, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) “João Trevizan”, em Ibaté, fez um balanço das atividades realizadas durante o ano de 2018 e divulgou os dados de atendimentos, cirurgias, recolhimentos e doações, onde comprova a eficácia no tratamento de cães, gatos, aves e pequenos roedores. Todo o serviço oferecido no CCZ é gratuito, como: consultas clínicas e cirurgias de castração, além da doação de cães e gatos.

No total, CCZ realizou 2.134 consultas, entre cães, gatos, aves e pequenos roedores; 310 cirurgias de castração; 57 doações, sendo 35 caninos e 22 felinos; e 64 recolhimentos, 47 cães e 17 felinos, de janeiro a dezembro de 2018.

Apesar dos números, durante o dia 19 de março até final de agosto não foram feitos atendimentos ou cirurgias, apenas recolhimentos e doações de animais, pois a medica veterinária, Drª Claudia Boschilla, esteve de licença, retornando aos trabalhos em setembro.

O prefeito José Luiz Parella (PSDB) ressalta o trabalho realizado pelo CCZ de Ibaté. “Na macrorregião, não existe outra cidade do tamanho da nossa, que faça um trabalho semelhante ao que é realizado em Ibaté, com consultas, cirurgias, entre outros serviços gratuitos que são disponibilizados aos animais domésticos”, comentou.

Outro ponto de destaque é que com as consultas aos animais domésticos colabora com a saúde pública do município. “As consultas clínicas realizadas no CCZ evitou um problema de saúde pública causado pelas doenças conhecidas como zoonoses, as quais são transmissíveis aos seres humanos, com isso foram prevenidos os animais e evitando que pudessem atingir as pessoas”, observou o prefeito.

A médica veterinária Claudia Boschilla, alerta que mesmo com as ações realizadas no CCZ, é necessário que os proprietários de animais também façam suas partes. “É preciso que os donos de cachorros e gatos castrados, os mantenham em suas residências, em local seguro, com boa alimentação e bem cuidado e nunca permitir que o mesmo fique em vias públicas, pois além da sujeira que fazem, existe o risco com os problemas de saúde que isso pode ocasionar, colocando em risco a segurança da população, em sua grande maioria crianças, por isso, a importância de se manter o animal longe das ruas”, explicou.

A médica veterinária lembra que abandonar ou maltratar animais é crime, de acordo com a Lei Federal N° 9605/98, com pena de três meses a um ano de detenção e multa, e que qualquer pessoa pode denunciar este crime na Delegacia de Polícia Civil.

O Centro de Controle de Zoonoses atende de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, sendo as cirurgias realizadas das 8h às 12h e as consultas clínicas das 13h às 17h, onde as senhas são distribuídas a partir das 12h. Os agendamentos devem ser realizados previamente no local ou por telefone (16) 3343-7031.

Leia Também

Últimas Notícias