sexta, 19 de abril de 2024
Região

Biblioteca irá homenagear Ibaté através de exposição

17 Jun 2013 - 18h13
0 - 0 -

Acontece entre os dias 20 de junho a 02 de agosto, em comemoração aos 120 anos de fundação do município de Ibaté e os 39 anos em que a Biblioteca Pública Municipal Comendador Nello Morganti foi inaugurada, a equipe da Biblioteca realizará Exposição IBATÉ: o Encanto do Planalto – História e Natureza.

A exposição será realizada na própria Biblioteca Municipal, localizada na Avenida São João, 1188, Centro, de segunda a sexta-feira, das 09h as 17h30 com entrada gratuita. 

Esta exposição abordará através de painéis os seguintes temas:

- História da fundação do município, seus aspectos: geográficos, culturais e políticos.

- Biblioteca Pública Municipal Comendador Nello Morganti, sua história e os serviços prestados.

- Ibaté e a Natureza, um potencial turístico a ser explorado.

Foram utilizadas para a montagem dos painéis da Exposição às seguintes fontes bibliográficas:

- Um pouco da História de Ibaté, organizado pela professora Vera Lúcia Trevizan.
- Subsídios para a História de Ibaté de Gelson Antonio Rossi.

- Desenvolvimento do Ecoturismo.

Ibaté: UNIARARAS – Centro Universitário Hermínio Ometto de Araras, 2006. Trabalho desenvolvido pelas alunas: Iza Paula Serino Silva, Regiane de Cássia Horácio e Soraia Aparecida Gomes Salaro, com a colaboração de Vera Lúcia Chiuzuli Pepato, Marinês Valerio Ronquim e Júlio Cesar Ronquim.

Publicações dos jornais: A Tribuna, Diário Regional, Folha de Ibaté, Primeira Página e Gazeta Central.

Esta Exposição tem o objetivo de mostrar o conteúdo histórico do município. Nos painéis Ibaté e a Natureza, é possível conhecer as belezas naturais que há no município, através de fotos de cachoeiras, dentro do trabalho sobre Ecoturismo realizado pelas alunas: Iza, Regiane e Soraia.

O contato com as pessoas que vivenciaram fatos históricos ou familiares faz com que cheguemos mais próximos da realidade e seus relatos nos permitem transmitir às gerações futuras através de fatos e fotos de novos conhecimentos.

Para isso, a equipe da biblioteca esta sempre pronta para receber a sua importante contribuição, que tanto ajuda a resgatar e continuar escrevendo as histórias da nossa querida cidade de Ibaté, Encanto do Planalto.

“Um importante gesto da equipe da Biblioteca Municipal em resgatar a história de Ibaté, bem como sua própria história. Certamente uma importante exposição, a qual convido todos a visitarem”, disse o prefeito Dr. Alessandro Rosa.

Leia Também

Últimas Notícias