sexta, 29 de março de 2024
Região

Azul desiste de operar em Araraquara, enquanto São Carlos está prestes a internacionalizar aeroporto

17 Set 2014 - 11h15Por Com informações do Araraquara.com
Marcos Leandro/Tribuna Impressa - Marcos Leandro/Tribuna Impressa -

A Prefeitura de Araraquara confirmou, no fim da noite de ontem, por meio de sua assessoria de imprensa, que a Azul Linhas Aéreas deixará de operar na cidade dentro de 45 dias, ou seja, a partir de 1º de novembro. O motivo é a baixa procura.

O Aeroporto “Bartholomeu de Gusmão” foi reinaugurado em 12 de dezembro de 2013, após ampliação de seu terminal de passageiros. A Azul opera a linha Araraquara-Campinas (Viracopos).

No início, a companhia chegou a manter quatro decolagens diárias, e a passagem tinha preços a partir de R$ 59. Em meados de julho, foi anunciada redução para três voos semanais e, dias depois, nova mudança, passando para um voo de domingo a sexta-feira, partindo de Araraquara e outro no sentido contrário.

Na época, a Azul assegurou que “a taxa de ocupação média dos voos da empresa girava em torno de 80%”. Agora, a empresa diz que deixará de operar devido “ao baixo movimento de clientes apresentado nesta rota, tornando a sustentação do voo economicamente inviável”.

Repercussão

Funcionários que atuam no aeroporto disseram à reportagem, sem se identificar, que, na segunda-feira, houve a visita de um gerente regional da empresa. “Ele disse que a operação está cara e que pedirão incentivo fiscais para trabalhar. Se parar, grande parte do aeroporto vai perder o emprego. Cerca de 40 pessoas, imagino”, disse um dos entrevistados.

A Prefeitura de Araraquara também emitiu opinião. “Antes das mudanças de horários feitas este ano pela empresa, os voos tinham grande movimentação. A Prefeitura respeita a atitude da Azul e acredita que a decisão é reflexo da situação econômica do País. O novo terminal foi um grande investimento para a cidade e, com certeza, vai atrair o interesse de outras empresas.”

A Azul informou que os clientes que compraram a passagem para viajar depois de 1º de novembro, terão o reembolso integral do valor gasto e indicou o site www.voeazul.com.br para mais informações.

Aeroporto era ‘filho desejado’

Durante seis anos, Araraquara ficou sem voo comercial em seu aeroporto. O desejo do araraquarense virou realidade em 12 de dezembro do ano passado, quando, às 14h03, pousou o primeiro avião da Azul na cidade.

Dentre os passageiros do voo inaugural, que contou até com batismo de um caminhão-pipa, estavam autoridades, incluindo o governador Geraldo Alckmin (PSDB).

O investimento para a construção do novo terminal de passageiros foi de R$ 8 milhões. O novo Bartholomeu de Gusmão conta com 1,7 mil metros quadrados, salas de embarque e desembarque, lojas, cafeteria, raios-x, estacionamento e outros espaços. Recentemente, o aeroporto de Araraquara ainda passou a integrar outros programas de incentivos governamentais para futuras ampliações, mirando o setor de cargas. 

Em São Carlos a Prefeitura Municipal anunciou em agosto a aprovação por parte da Receita Federal para a internacionalização do aeroporto Mario Pereira Lopes.

Leia Também

Últimas Notícias