sexta, 29 de março de 2024
Meio Ambiente

Analândia tem atuação em plano de águas destacado entre cidades de São Paulo

11 Dez 2018 - 12h31Por Redação
Analândia tem atuação em plano de águas destacado entre cidades de São Paulo - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Na manhã de sábado, 8, Analândia sediou o encerramento das comemorações dos 25 anos das Agências PCJ (Agência das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) com plantio de árvores e palestras sobre o avanço dos projetos ligados as bacias hidrográficas.

Há 25 anos, as Agências PCJ gerenciam os recursos hídricos nas bacias, tanto os recursos arrecadados com a cobrança pelo uso dos recursos hídricos nos rios de domínio da União como os recursos arrecadados nos rios de domínio do estado de São Paulo.

“Estamos envolvidos em cuidar e recuperar as matas ciliares da nossa cidade. Todos os municípios estão interligados pelas águas dos rios e todo o meio ambiente. As ações desenvolvidas em Analândia irão beneficiar todas as cidades banhadas pelo rio Corumbataí, até o seu encontro no rio Piracicaba”, explicou Jairo Mascia, prefeito de estância climática de Analândia.

Iniciando as comemorações, mudas de árvores foram plantadas na Fazenda São Francisco, também como parte do projeto Nascentes Analândia, que conserva e recupera as nascentes do município. O projeto envolve produtores rurais da micro bacia do Córrego do Cavalheiro – um dos principais afluentes do rio Corumbataí e teve início no ano de 2017. Após o plantio, agentes da PCJ, autoridades ligadas ao meio ambiente e prefeitos se reuniram para a apresentação das informações e avanços dos comitês das bacias hidrográficas.

95 QUILÔMETROS

Essa é a extensão aproximada do rio Corumbataí, que tem sua nascente em Analândia. Antes de desaguar no rio Piracicaba, o rio passa por diversas cidades, como Corumbataí, Cordeirópolis e Rio Claro. Suas águas são utilizadas para a agricultura, indústria, turismo e é uma importante fonte de abastecimento para a população, tornando sua importância ainda mais significativa. O rio Corumbataí faz parte da Bacia do Rio Piracicaba. 

“Demos a largada para a fase de plantio e recuperação das matas ciliares que estão degradadas. Já nesse mês, começaremos o reflorestamento na fazenda Boa Esperança, uma das 18 propriedades engajadas no projeto Nascentes de Analândia. Essa ação terá como parceiro a Fundação SOS Mata Atlântica.”, afirmou Leandro Santarpio, coordenador do projeto Nascentes de Analândia.

Leia Também

Últimas Notícias