quinta, 28 de março de 2024
Região

Águia que atende a região do Broa terá resgate aéreo médico em 2014

02 Dez 2013 - 16h24
0 - 0 -

A Base do Grupo de Radiopatrulha Aérea (GRPAe) de Piracicaba vai receber, em 2014, médicos e enfermeiros para realizar o resgate aéreo a vítimas de acidentes aquáticos e de trânsito, além de violência.

Os profissionais irão compor o Grupo de Resgate e Atenção as Urgências e Emergências (GRAU) e atuarão junto aos policiais militares do helicóptero Águia e ao Corpo de Bombeiros, principalmente nos casos de grande porte e maior gravidade. O GRAU é considerado a “tropa de elite” do Estado no Resgate de Emergências Médicas (REM). Na região de São Carlos as cidades que devem ser beneficiadas com este trabalho são Analândia, Brotas e Itirapina (Broa).

O tenente Fabrício Rasera informou que atualmente, a Base do helicóptero Águia de Piracicaba, que atende 52 cidades com duas aeronaves, não conta com médicos e enfermeiros. Hoje as aeronaves realizam o trabalho de retirada de vítimas de locais de difícil acesso e transportá-las a alguma unidade de saúde próxima. Ele diz que a tripulação é treinada para prestar os primeiros- socorros, mas a implementação do resgate aeromédico é de suma importância para a população.  De acordo com o oficial este novo trabalho deverá diminuir o tempo de resposta do atendimento, porque o médico irá até a vítima. Ele finalizou que esta agilidade poderá salvar muitas vidas.

A Secretaria Estadual da Saúde afirmou que o Grau chega a Piracicaba e região em 2014, mas não forneceu uma data exata. Já foi aberto concurso público para contratar 10 médicos e 11 enfermeiros. Como vai atuar junto à Polícia Militar, a equipe ainda passará por treinamentos, como negociação em seqüestros e balística.

O GRAU também contará com ambulâncias próprias para o resgate terrestre. Os pedidos de socorro continuarão sendo feitos pelo 190 ou pelo 193. Um médico regulador realizará uma triagem da ocorrência para determinar se a atuação da equipe do GRAU é necessária ou não.

Atualmente, o GRAU mantém cinco bases na capital e uma em Campinas. A ampliação do grupo para Piracicaba faz parte de um pacote de investimentos do Governo do Estado de São Paulo e vai atingir também nas regiões de Ribeirão Preto, Presidente Prudente, Praia Grande, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Bauru, Araçatuba e Sorocaba.

Leia Também

Últimas Notícias