quinta, 25 de abril de 2024
Providências urgentes

Vereador Elton Carvalho denuncia bloqueio no orçamento da saúde

10 Abr 2019 - 07h02Por Redação
Vereador Elton Carvalho denuncia bloqueio no orçamento da saúde - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

O vereador Elton Carvalho (PSB) protocolou nesta manhã o requerimento nº 912, processo nº 1270 onde o vereador “Requer informações e providências urgentes com relação às demandas existentes na rede de atenção básica do Sistema Único de Saúde (SUS)”.

De acordo com o parlamentar, dos 15 milhões suplementados para saúde, apenas 9 milhões foram empenhados e 6 milhões foram bloqueados.

“De posse dessa informação, visitamos 24 Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Saúde da Família na sexta-feira e ontem, diagnosticando qual a situação atual da rede básica de saúde no município, e a situação é crítica”, explanou o vereador. “Falta desde insumos como soro para tratamentos de pacientes com dengue, aparelhos para inalação, equipamentos, até questões de infraestrutura precária como infiltrações, portas arrombadas e outros problemas”, destacou.

Com base nas visitas técnicas foram protocoladas 24 (vinte e quatro) proposituras indicando a Prefeitura Municipal às demandas específicas de cada unidade e um requerimento cobrando providências urgentes.

“Como representante legitimamente eleito pela população, e presidente da Comissão de Saúde, não posso assistir de braços cruzados o governo bloqueando 40% da verba disponível para saúde e a rede em situação precária”, ponderou Elton. “Espero que o governo possa ter a sensatez de se sensibilizar e entender que contingenciar verba da saúde para investir em outros setores não é uma ação inteligente, isso pode resultar resultados catastróficos”, ratificou.

Elton destaca que existem milhares de pessoas em filas de espera de cirurgias eletivas, de exames especializados e que, já está fazendo um levantamento preciso através de questionários, requerimentos e visitas técnicas para apontar as demandas mais urgentes a Prefeitura.

“Sabemos que a população têm sofrido com a demora e com as imensas filas de cirurgias eletivas. Tenho ido as UPAS, já acionei o setor de Regulação e em breve terei dados tangíveis para que possamos buscar soluções junto ao Poder Executivo”, finalizou.

O vereador irá se reunir com representantes do Poder Executivo ainda esta semana para tratar sobre o assunto em maiores detalhes.  A situação é preocupante.

Leia Também

Últimas Notícias