sábado, 20 de abril de 2024
Lixo no Paço

PSB desaprova conduta de Leandro Guerreiro

Vereador jogou mato em frente à Prefeitura Municipal; segundo presidente do partido, se houver queixa, ele pode ser advertido, afastado e até expulso

24 Abr 2018 - 09h00Por Redação
PSB desaprova conduta de Leandro Guerreiro - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

A atitude do vereador Leandro Guerreiro do Amaral (PSB) não foi aprovada pelo partido. A afirmação partiu do presidente Francisco Marcio de Carvalho, o Chico Loco, em entrevista ao São Carlos Agora na noite desta segunda-feira, 23.

Na manhã do mesmo dia, o parlamentar, em uma manifestação, cortou mato de terrenos abandonados e em uma picape com vários cartazes ofensivos ao prefeito Airton Garcia (PSB), estacionou o veículo em frente à Prefeitura Municipal (localizada na rua Episcopal esquina com a rua Major José Inácio) e começou a despejar e esparramar o mato em frente ao portão principal de acesso ao prédio.

Na mesma manhã funcionários da Secretaria de Serviços Públicos realizaram a limpeza e Guardas Municipais que foram ofendidos pelo parlamentar elaboraram um boletim de ocorrência no 3º e 5º DPs. O vereador terá sua atitude investigada pelas autoridades policiais.

Diante de tais fatos, o SCA procurou o presidente do partido, o também vereador Chico Loco e elaborou uma série de perguntas, todas elas respondidas.

Segundo o parlamentar, o PSB desaprovou o comportamento do vereador. Entretanto disse que Guerreiro tem toda liberdade em suas atitudes. Contudo, salientou que se algum membro do partido formular uma queixa contra Guerreiro a Comissão de Ética irá se reunir e não está afastada uma possível advertência, afastamento ou até mesmo a pena mais grave, a expulsão do PSB.

A ENTREVISTA

São Carlos Agora -  O PSB compactua da atitude de Leandro do Amaral?

Francisco Chico Loco Marcio de Carvalho – O vereador é um cidadão comum como qualquer outro e tem livre arbítrio para tomar suas decisões e suas atitudes. O partido não concorda com atitudes desordeiras, que venham desrespeitar o próximo, com atitudes que caracterizam hostilidades, arbitrariedades, que não sejam democráticas. Entretanto é um partido que permite a liberdade dos seus participantes. E assim o vereador tem a liberdade de conduzir o seu mandato, como ele bem entender.

SCA -  Acha correto um vereador realizar o corte do mato alto e levar a sujeira para o centro de São Carlos?

Chico Loco – A atitude do vereador é uma questão de júbilo pessoal dele. Não é uma atitude recomendada pelo partido. O PSB não faz essa recomendação: que o partido faça justiça com as próprias mãos. Certamente não é recomendação partidária. Mas como foi dito ele está dentro de sua própria iniciativa, do seu mandato. Faz dele o que bem entender.

SCA - Qual a posição do partido? Pode pedir o afastamento do vereador?

Chico Loco – Afastamento, advertência ou até mesmo uma possível expulsão. A Comissão de Ética do PSB local teria que receber alguma queixa de algum membro. Até o momento não foi protocolada nenhuma queixa contra o vereador Leandro Guerreiro para que pudesse encaminhar o pedido para a Comissão. Se isso acontecer iríamos fazer a avaliação. Se nada for formulado, a Comissão de Ética não terá expediente.

SCA - Foi feito um BO sobre tal atitude. Como os militantes do partido se sentem?

Chico Loco – Não consigo responder como os militantes do partido se sentem. Cada um tem sua maneira de avaliar e pode até fazer um julgamento. Não cabe ao PSB julgar a atitude deste ou daquele militante seja ele eleito ou não. Todos os integrantes do partido tem condições de igualdade e respeito. Se algum se sentir ofendido ou incomodado pelo ato, teria que prestar queixa à Comissão de Ética para providências cabíveis.

SCA - O partido irá se reunir para definir o futuro do vereador?

Chico Loco – Como foi dito anteriormente, estas reunião seriam de responsabilidade da Comissão de Ética, caso exista alguma queixa de algum membro do partido.

SCA - Sobre o mandato de Leandro: ele é do mesmo partido, mas um crítico contumaz? O partido aceita naturalmente esse posicionamento?

Chico Loco – O mandato do vereador é de livre arbítrio. Tem liberdade para expor suas queixas, suas reclamações. O exercício do seu mandato é exclusivamente de interesse dele. Enquanto não atentar para a integridade do partido, o PSB não fará nada contra ele. Inicialmente ele foi eleito, bem como o prefeito. Ele tem sinais de protestos muito relevantes e só podemos acolher alguma manifestação se houver denúncia por parte do prefeito Airton Garcia (PSB).

SCA - Qual a avaliação que o PSB faz do trabalho de Leandro nestes 1,4 ano de mandato?

Chico Loco – O Leandro se mostra bastante atuante, traz um mandato diferente da maioria dos vereadores. Tem trabalhado bastante e corrido atrás de causas com apelos populares muito fortes. É uma pessoa conhecida e tem se destacado. Mas quem faz a avaliação sobre o mandato é o eleitor. São as urnas em uma futura eleição que avaliará o trabalho do vereador e não o partido.

Leia Também

Últimas Notícias