quarta, 24 de abril de 2024
Política em luto

Morre na Santa Casa, o ex-vereador Paraná

Foi parlamentar por três legislaturas e deixou um legado de honestidade, coragem e luta em prol dos menos favorecidos.

12 Abr 2018 - 15h03Por Marcos Escrivani
Morre na Santa Casa, o ex-vereador Paraná -

A política são-carlense está de luto. Por volta das 10h desta quinta-feira, 12, o ex-vereador Idelso Paraná Marques de Souza morreu na Santa Casa de São Carlos devido a uma infecção generalizada.

Paraná estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e sofria de diabetes e insuficiência renal. Na sexta-feira, teve a perna esquerda amputada.

Agricultor e comerciante, Paraná tinha 56 anos e foi vereador em três legislaturas. Casado com Neusa de Oliveira de Souza, 48 anos, é pai dos gêmeos Dhony (Paraná Filho, vereador pelo PSB) e Dhon, 30 anos e de Dyonath, 25 anos.

EXEMPLO

O São Carlos Agora conversou com Dhony, filho de Paraná. Abalado emocionalmente, o jovem vereador disse que seu pai deixa um legado para a política são-carlense,

“De honestidade, coragem e seriedade. Lutou sem cessar pelos menos favorecidos, por aqueles que não tinham voz. Meu pai não tinha medo dos poderosos. Ensinou todos os filhos a temer a Deus, mas lutar pelas pessoas menos favorecidas e sempre com honestidade e decência”, disse Paranazinho.

LUTO OFICIAL

O presidente da Câmara Municipal, vereador Julio Cesar, ao baixar a portaria de luto oficial, expressou condolências ao filho do ex-parlamentar, o atual vereador Paraná Filho e sua família, ressaltando que Paraná “foi um parlamentar íntegro e honrado, que dignificou a representação popular no Legislativo Municipal”.

“Paraná destacou-se pela autenticidade e determinação com que defendeu suas ideias e propostas na Câmara. Deixa o exemplo de um cidadão dotado de elevado espírito público, homem simples, fiel às suas origens, e um vereador que defendeu os interesses das pessoas menos favorecidas”, disse.

O velório está sendo realizado na Sala das Sessões do Edifício Euclides da Cunha - sede da Câmara Municipal -, e o sepultamento será à 13h desta sexta-feira, 13, no Cemitério Nossa Senhora do Carmo.

VEREADOR

Idelso exerceu o cargo de vereador na Câmara Municipal por três legislaturas (1997 a 2000), (2001 a 2004) e (2013 a 2016).

Natural de Warta, distrito de Londrina, no Paraná, nascido em 3 de maio de 1962, filho de José Marques de Souza e de Ilda Gomes de Souza, Idelso radicou-se em São Carlos, residindo no bairro de Cidade Aracy. Ingressou na política filiando-se ao PMN, pelo qual foi eleito vereador nas eleições de 1996 para a legislatura de 1º de janeiro de 1987 a 31 de dezembro de 2000. Reelegeu-se no ano 2000 pelo PDT para cumprir mandato de 1º. de janeiro de 2001 a 31 de dezembro de 2004;

No biênio 2001-2002 presidiu a Comissão de Legislação, Justiça e Redação. Durante seus mandatos integrou outras comissões, como a de Meio Ambiente e liderou importantes movimentos reivindicatórios em benefício da cidade e principalmente da grande Cidade Aracy.

Elegeu-se novamente vereador em 2012, pelo PHS, com 2.662 votos, sendo o sexto mais votado entre os 21 vereadores. Em sua última legislatura integrou o PROS.

Leia Também

Últimas Notícias