sexta, 29 de março de 2024
Saúde

Falta de vagas na UTI e cirurgias eletivas são temas de reunião entre vereador Elton Carvalho e provedor da Santa Casa

22 Abr 2019 - 16h13Por Redação
Falta de vagas na UTI e cirurgias eletivas são temas de reunião entre vereador Elton Carvalho e provedor da Santa Casa - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Na manhã desta segunda-feira, 22, o vereador e presidente da comissão de saúde Elton Carvalho (PSB) e o provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Carlos Antônio Valério Morillas Junior ‘Bezinho’ reuniram-se para discutir diversos assuntos de extrema relevância no que tange a saúde pública.

Na pauta, foram discutidos assuntos como a escassez de leitos direcionados a UTI; alteração na quantidade de cirurgias eletivas; manutenções em equipamentos de vídeo laparoscopia e câmara hiperbárica; efeitos adversos do possível contingenciamento do orçamento previsto para a saúde pública do município.

“Temos recebido muitas denúncias de munícipes e, como já é hábito em nosso gabinete, sempre buscamos obter uma visão macro e aprofundar nosso conhecimento nas especificidades que envolvem as denúncias”, explicou o parlamentar. “Como representantes legitimamente eleitos pela população, temos a obrigação de fiscalizar, entender e buscar soluções para os problemas que surgem em nossa cidade”, complementou.

FALTA DE VAGAS NA UTI

De acordo com o provedor, existe um déficit de leitos em nosso município, visto que, além de atender a cidade de São Carlos a Santa Casa atende também a região. O provedor enfatizou que em 2015, o Governo do Estado chegou a publicar no Diário Oficial a liberação do valor de R$ 1,3 milhão para a construção de mais leitos conforme preconizado no processo nº 001/0203/001.596/2015, no entanto, a verba não chegou aos cofres da Santa Casa para a ampliação do número de leitos. 

CIRURGIAS ELETIVAS

O vereador questionou se houve redução de cirurgias eletivas e, representantes da Santa Casa confirmaram que sim, no entanto, a variação foi distribuída por especialidades sendo que, em algumas situações foram reduzidas de 8 para 6 cirurgias mensalmente. “Irei oficiar a Prefeitura e a Santa Casa solicitando informações sobre a relação de cirurgias eletivas, fila e tempo de espera”, afirmou.

MANUTENÇÃO EM EQUIPAMENTOS

Respondendo os questionamentos do parlamentar, Jose Carlos Bonjorno Junior explicou que o equipamento de vídeo laparoscopia está funcionando com restrições, principalmente quando se trata de cirurgia de alta complexidade e maior risco. No entanto, as cirurgias complexas estão suspensas por falta de materiais cirúrgicos.

“Pedi agilidade neste processo de compra, visto que, as pessoas estão com dores e precisam fazer essas cirurgias com urgência e que, esta situação vêm se arrastando por meses”, enfatizou.

Ao término da reunião, houve consenso entre os representantes da Santa Casa e o parlamentar que, um possível contingenciamento no orçamento da saúde seria catastrófico e que, se persistir a escassez de leitos para a UTI, a situação pode se agravar e até mesmo, vidas serem ceifadas por conta desta gravíssima situação. “Buscarei junto ao governo do Estado maiores informações a respeito da publicação no diário oficial sobre a verba carimbada para ampliação do número de leitos e junto ao governo federal recursos para auxiliar a amenizar de alguma forma a atual e deplorável situação” – ratificou o parlamentar.      

“Não podemos assistir uma situação gravíssima dessas sem fazer nada” – enfatizou Elton. “Número de leitos escassos, cirurgias eletivas reduzindo o que, consequentemente aumentam as filas de cirurgias e exames especializados, equipamentos a mais de meses sem concerto, impactando negativamente a qualidade de vida da população. É muito triste”, lamentou. “Temos que agir. Temos que nos mobilizar em busca de melhorias. E faremos isto”, finalizou Elton.

Leia Também

Últimas Notícias