sexta, 19 de abril de 2024
Direitos Humanos da OAB pede escolta

Suspeitos invadem Santa Casa e ameaçam indígena: “vamos terminar o serviço”

22 Fev 2019 - 16h31Por Redação
Suspeitos invadem Santa Casa e ameaçam indígena: “vamos terminar o serviço” - Crédito: Arquivo/SCA Crédito: Arquivo/SCA

O caso que envolve indígena e ajudante de serralheiro Israel Tiago Martins, 39 anos, violentamente espancado por três homens e que teve o braço amputado ganhou um novo capítulo nesta quinta-feira, 21, quando dois homens teriam invadido o quarto onde está internado recuperando-se das agressões na Santa Casa e voltaram a ameaçá-lo de morte novamente, ao dizerem a frase “vamos terminar o serviço”. 

A denúncia foi feita pela irmã da vítima que levou a situação para a presidente da Comissão dos Direitos Humanos da OAB/São Carlos, a advogada Sara Bononi que solicitou escolta policial para o indígena que segundo ela, corre risco de morte. “Peço urgência pois tem um recorte étnico-racial e principalmente quanto a proteção a sua integridade física”.

Outra solicitação da advogada é que a Promotoria Estadual deixe o caso e que a apuração seja feita pela Procuradoria Federal. “Já entrei com uma representação”, informou.

POLÍCIA CIVIL

O delegado Rogério Fakhany Vita investiga o caso e aguarda os laudos para que possa prender os suspeitos acusados da violenta agressão sofrida pelo indígena.

Sobre a suposta invasão ao quarto da vítima na Santa Casa, o delegado informou que estará sendo apurado.

Segundo o delegado as três pessoas envolvidas teriam sido ouvidas também e uma teria confessado que agiu sozinha. Contudo, ele aguarda os laudos médicos para solicitar a prisão dos envolvidos.

O CRIME

O espancamento do indígena aconteceu no dia 18 de janeiro, mas ganhou repercussão na semana passada após ser divulgado com fotos nas redes sociais. A vítima teria ido com um amigo a um bar e este teria dado falta de R$ 100 e acusado o índio que negou ter furtado o dinheiro.

Contrariado, este amigo saiu do estabelecimento e retornou mais tarde com dois comparsas que o sequestraram e o torturaram, com marteladas na cabeça, mordidas, socos e pressionaram por várias vezes a porta de um Uno contra seu braço direito que acabou amputado.

Posteriormente foram em sua casa e a deixaram em desalinho e o abandonaram em um buraco.

Foi até a UPA em busca de socorro médico e temendo represália, afirmou ter recebido coice de um cavalo, até que os motivos reais vieram a tona.

SANTA CASA

A Santa Casa de São Carlos, por meio do Departamento Jurídico, informa que até o presente momento não foi informada a cerda de ameaças seja por parte do advogado do paciente Israel Tiago Martins, seja por parte da OAB. Caso a sê-lo, providências serão adotadas.

O quadro clínico do paciente mantém-se estável, mas inspira cuidados.

Leia Também

Últimas Notícias