sexta, 29 de março de 2024
Polícia

Número de assaltos quase dobra em São Carlos

28 Abr 2014 - 12h53
0 - 0 -

A cidade de São Carlos fechou o primeiro trimestres de 2014 com aumento nos crimes de latrocínio (matar para roubar), estupros contra mulheres e adolescentes, roubos e furtos de veículos. O número roubos a mão armada contra comércios, empresas, transeuntes e residências quase dobraram em relação aos primeiros três meses do ano passado.

Saidinha de banco

Um dos crimes que vem sendo destaque na cidade é a chamada "saidinha de banco" em que os marginais usando motocicletas rendem pessoas a caminho ou saída de bancos e levam altas importâncias em dinheiro.

Prisões

Embora a polícia tivesse realizado nos primeiros noventa dias deste ano 237 prisões de marginais em flagrantes e através de mandados judiciais, bem como apreendido seis adolescentes infratores, apreendido cerca de 17 armas de fogo e recuperado cerca de 75 dos 164 veículos e motocicleta levados por ladrões caranguejeiros, os números da violência não param de crescer na cidade de São Carlos. A Polícia Judiciária (Polícia Civil) em média realizou cerca de 190 prisões em flagrantes totalizando somente neste ano o recolhimento de 571 pessoas que foram encaminhadas ao Centro de Triagem (CT) e Cadeia Feminina de Ribeirão Bonito.

Homicídios/Latrocínios

Dos crimes contra a vida cerca de seis pessoas foram assassinadas na cidade, uma a menos que no mesmo período do ano passado. Pelo menos quatro vítimas foram mortas na região sul. Em 2013 foram cerca de sete homicídios dolosos (morte com intenção) e novamente a região sul foi a mais atingida com as mortes.
Já o latrocínio (matar para roubar) teve um aumento considerável em 2014. Três pessoas foram executadas tentando evitar a subtração de materiais e dinheiro. Em 2013 apenas uma pessoa foi morta ao logo de todo ano.   

Estupros

A SSP também informou através da estatística que também tivemos aumento nos casos de estupros e estupros de vulneráveis, os quais atingem mulheres e adolescentes. No primeiro trimestre de 2014 foram oito crimes enquanto no mesmo período de 2013 tivemos os registros através da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de sete casos, cujos autores foram encaminhados para o Centro de Triagem (CT) e posteriormente para a Penitenciária Estadual de Serra Azul na região de Ribeirão Preto.

Roubos

O aumento de 138 crimes de roubos é o que mais preocupa a polícia Civil e Militar, pois foi em decorrência deste quesito que marginais portando armas de fogo mataram três pessoas nos crimes de "latrocínio". Ao longo do primeiro trimestre deste ano foram registrados em São Carlos cerca de 312 roubos, que praticamente dobraram em relação a 2013 que no mesmo período registrou 173 assaltos a mão armada.

Furtos

Com 29 casos a menos, os 776 crimes de furtos registrados entres os meses de janeiro, fevereiro e março de 2014, tiveram redução em relação ao mesmo período do ano passando, quando foram contabilizados 885 casos.

Furto e roubos de veículos
Outro quesito que preocupa não só as autoridades policiais, mas, também a população são os ataques de ladrões caranguejeiros que novamente fizeram os números da violência aumentar em São Carlos. Nos três primeiros meses deste ano os marginais levaram da cidade 164 veículos e motocicletas. Foram 46 crimes a mais que o mesmo período de 2013 quando a polícia registrou 118 furtos e roubos de veículos.

Leia Também

Últimas Notícias