Menu
sábado, 23 de junho de 2018
Polícia

Índices de criminalidade revelam que São Carlos ainda é uma cidade tranqüila

Crimes como furtos e roubos tiveram quedas sensíveis, crimes contra a vida continuam estáveis

08 Jan 2008 - 20h09Por Redação São Carlos Agora
0 - 0 -
Capitão Samir frisou que o combate intenso ao crime deve continuar em 2008.Os números da criminalidade referente ao ano de 2007 foram revelados nesta segunda-feira (07) pela Polícia Militar. Os números mostram uma queda sensível nos crimes considerados contra o patrimônio. Já os crimes contra a vida estão estabilizados há dois anos. O comando do 38º BPM/I comemora os números e aponta a união entre a Polícia, Ministério Público, Judiciário e principalmente a população por esta conquista.
Entre os principais crimes que tiveram queda, destaque para o roubo que caiu 26% em comparação ao ano de 2006. Outro crime que teve queda acentuada foi o furto de veículos que apresentou queda de 36%. Os casos de furto em geral caíram de 2860 no ano retrasado para 2784 casos em 2007.Os crimes de homicídios somaram 15 casos, mesmo número dos dois últimos anos. As tentativas registraram queda de 30% em comparação ao ano de 2006 que registrou 30 casos contra 21 em 2007.
O grande trunfo da Polícia Militar se refere aos flagrantes de tráfico de drogas. No ano passado a corporação efetuou a apreensão de mais de 200 quilos de drogas, entre maconha, crack e cocaína e mais de 200 pessoas foram presas pelo crime de tráfico. O capitão da 1º Companhia da Polícia Militar de São Carlos, Samir Gardini ressaltou que a união das forças e fundamental para que resultados como estes sejam conquistados. “Isso é fruto de um trabalho intenso de todos os policiais, é uma briga diária com a criminalidade e da integração com a Polícia Civil, Judiciário e Ministério Público, o apoio da Prefeitura Municipal. Mas o principal fator que eu reporto esta conquista é a participação da população que tem denunciado mais e passado várias informações além do trabalho da nossa inteligência policial” declarou o capitão durante a apresentação do balanço anual. O Capitão Samir disse ainda que o combate ao tráfico de drogas é essencial para a diminuição de outros tipos de crimes. “O entorpecente é o dinheiro, é o capital que mantém os outros crimes, na medida em que você retira drogas de circulação, você está retirando o objeto de troca, este ano vamos continuar do mesmo jeito, não sei se teremos tantas oportunidades como em 2007, mas iremos continuar combatendo o tráfico para que a gente consiga pelo menos manter os índices”.Sobre os crimes de roubos e homicídios o comandante declarou que esses crimes preocupam e incomodam a Polícia. “Dois crimes que incomodam muito a gente é o roubo e o homicídio, o roubo a mão armada você consegue inibir de certa maneira com abordagens, operações e tirar estas armas de circulação e também denúncias, toda vez que este tipo de crime ocorre, temos todo um mecanismo de ação até chegar à pessoa que cometeu este roubo e via de regra a gente consegue, já o homicídio é uma coisa muito difícil de você combater, o que podemos fazer são operações em bar, fizemos fiscalizações em mais de mil bares sendo alguns de forma repetitiva, outros que foram fechados pela fiscalização da prefeitura, isso é uma maneira de você diminuir homicídio, agora não tem como evitar aquele homicídio onde o irmão briga com o cunhado dentro da casa ou numa discussão em um churrasco no fundo do quintal e alguém dá facada, ou aquele que meche com a mulher do outro isso não tem jeito da Polícia controlar”.O capitão Samir concluiu dizendo que o objetivo para este ano é continuar fazendo o mesmo trabalho e inibir a formação de organizações criminosas para que São Carlos não tenha qualquer marginal que se intitule o melhor ou chefe, muito menos permitir ações de qualquer organização criminosa e caso isso aconteça a PM está pronta para agir com rigor e dentro dos parâmetros da lei, para que a população continue tendo tranqüilidade. 
comments powered by Disqus

Leia Também

Últimas Notícias