quinta, 28 de março de 2024
Polícia

Guarda Municipal realiza treinamento com armas de choque e já trabalha com base no novo estatuto

19 Ago 2014 - 17h11
Coronel Jorge Luis Negreto, comandante da Guarda Municipal de São Carlos. - Coronel Jorge Luis Negreto, comandante da Guarda Municipal de São Carlos. -

Nesta semana a Guarda Civil Municipal (GCM) de São Carlos está realizando uma série de treinamentos para capacitar os integrantes da corporação para utilização da arma de choque adquiridas través de licitação pela Prefeitura Municipal de São Carlos para o trabalho operacional na cidade. O comandante da GCM, coronel Jorge Luiz Negretto Junior, informou que este treinamento já estava programado e deve ocorrer ao longo desta semana.

Segundo ele todos os 170 integrantes da guarda estão passando pelo treinamento teórico e prático para se familiarizar com o novo equipamento. Negretto diz que o treinamento está sendo desenvolvido nas dependências da sede do Tiro de Guerra e está sendo ministrado por dois Guardas Civis Municipais que participaram de cursos, bem como foram treinados pela própria fábrica para dar todas as instruções de uso e porte deste equipamento já usado por várias polícias no mundo.

O coronel também informou que diariamente os guardas estão recebendo informações sobre o novo estatuto e todos já estão se atualizando com as novas normas.

ESTATUTO

Sobre o “Estatuto Geral das Guardas Municipais” sancionado no último dia 8 pela presidenta da República, Dilma Rousseff (PT), Negretto disse que este novo estatuto contempla municípios a partir dos 50 mil habitantes. Segundo ele pela legislação a cidade de São Carlos com mais de 230 mil habitantes já poderia começar o processo de armamento da guarda desde o início da nova administração.

ARMAS

Ele também diz que o processo para treinamento e aquisição de armas é moroso. “Nós precisamos criar uma série de segurança para estes armamentos a começar por um convenio com a Polícia Federal e providenciar um pedido à Diretoria de Produtos Controlados do Exército para a aquisição das armas. Para isto teremos que também criar um local seguro para a reserva de armas”. O comandante da Guarda Civil Municipal alerta que antes de cuidar da segurança do cidadão, o guarda municipal precisa cuidar da própria integridade, pois ele também a partir de agora se torna alvo de pessoas que trabalham contra a sociedade. O Guarda Municipal e a sociedade precisam entender que ele (guarda) usará esse tipo de dispositivo como último recurso. Para isto precisamos preparar cada componente da Guarda Civil Municipal com todos os requisitos necessários.

Negretto lembra que armar a Guarda Civil Municipal era uma promessa de campanha do prefeito Paulo Altomani (PSDB), e tanto ele quanto toda sua equipe está trabalhando para isto.

POLÍCIA MUNICIPAL

Sobre o novo estatuto que estaria se criando uma nova polícia, a “Polícia Municipal”, Negreto diz que muita coisa ainda deverá ser feita e discutida em âmbito municipal, estadual e principalmente Federal. “Não importa a questão de uma polícia, duas polícia, três ou dez polícia, o importante é nós termos pessoas independente da quantidade de órgão que trabalham para isto de forma que possa proporcionar uma maior segurança para população”. Ele também informou que a Guarda Civil Municipal de São Carlos já trabalha com o uniforme padronizado no novo estatuto e novos equipamentos padronizados estão sendo adquiridos para dar mais apoio a estes profissionais nas ruas e nas guardas dos patrimônios públicos. 

Comandante Da GCM De São Carlos Fala Sobre O Estatuto Das Guardas Municipais - Entrevista Pedro Maciel

Leia Também

Últimas Notícias