Menu
terça, 11 de dezembro de 2018
Polícia

Agora é pra valer: Secretário confirma vinda da Febem para São Carlos

21 Jan 2008 - 16h10Por Redação São Carlos Agora
O governo do Estado confirmou na última semana que vai construir em São Carlos uma unidade da Fundação Casa (ex-febem). Com isso o NAI (Núcleo de Atendimento Integrado) deve deixar de existir e passará a funcionar como um órgão de apoio dentro da unidade. A decisão foi anunciada na noite da última sexta-feira pelo secretário estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania, Luiz Antonio Guimarães Marrey, após uma reunião que contou com a presença da presidente da Fundação Casa, Berenice Gianella, o Juiz da Vara da Infância e Juventude João Batista Galhardo Junior, que intermediou os trabalhos entre o Estado e o Município. O prefeito Newton Lima Neto também esteve presente e continua contrário a vinda da Fundação Casa para São Carlos. Também participaram da reunião o deputado federal Lobbe Neto e Roberto Massafera, deputado estadual de Araraquara. 
A Confirmação- O secretário estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania, Luiz Antonio Guimarães Marrey, ao deixar a reunião confirmou que a Fundação CASA virá mesmo à São Carlos.
Falando à imprensa, ele disse que a vinda da Fundação CASA à São Carlos é definitiva e que a instalação da unidade foi feita através de uma constatação, de uma necessidade e este é o objeto da discussão entre Estado e município.
“Eu ouvi com respeito as colocações do prefeito, mas a nossa convicção está mantida”.
Sobre os números divulgados pela prefeitura dos infratores recolhidos mensalmente hoje no sistema da Fundação CASA, Marrey diz que os números do Estado divergem dos divulgados pela prefeitura. Para ele o número de infratores internados hoje em todo sistema CASA são 20 adolescente ao mês.
“O prefeito desconta as internações provisórias e chega em um número que ele apresenta, mas as internações correspondem a esses números que temos apresentados, em suas diversas categorias”.
Sobre a data para o início da construção da fundação, Marrey, disse que esteve em São Carlos para promover um diálogo entre as autoridades e agora o Estado deverá estudar os passos no menor prazo possível. Ainda segundo ele, a intenção da Estado é encontrar um espaço apropriado que cause o menor desarranjo possível na cidade.
O governo do Estado já havia decidido construir a unidade em área de quatro mil metros quadrados, no distrito industrial Miguel Abdelnur, porém o próprio governo estadual concordou em estudar uma outra área que poderá abrigar 40 adolescentes em regime fechado.
Marrey concluiu dizendo que os adolescente infratores que ocuparão a Fundação CASA, serão de São Carlos e da micro-região.
Ele também informou que a Fundação Casa de São Carlos será dotada de prédios com dois andares com salas de aulas, salas de recreação, biblioteca, dormitórios e quadra poli-esportiva. “Ela possibilitará o cumprimento de uma determinação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que preconiza que o jovem cumpra a medida sócio-educativa em sua cidade ou região onde moram seus familiares”.
Ínicio das obras– Segundo informações ainda não confirmadas, as obras devem se iniciar em 90 dias. 
comments powered by Disqus

Leia Também

Últimas Notícias