quinta, 28 de março de 2024
Pet animais

Prefeitura recebe mais de 2500 denúncias de maus tratos a animais por ano

07 Ago 2014 - 22h15
0 - 0 -

A Secretaria de Serviços Públicos, por meio do Departamento de Defesa e Controle Animal, divulgou nesta quinta-feira (7), o balanço de denúncias de maus tratos a animais, recebidas durante o ano de 2013. 

Segundo Jilverson Moraes, diretor do Departamento, foram registradas 2580 denúncias. “Muitos casos são resolvidos apenas com orientações, notificações e vistorias. Há ainda denúncias, que após a constatação, são consideradas infundadas e são feitas por falta de informação ou por problemas de vizinhanças”, explicou. 

O diretor ressaltou que, além de ações de maus tratos propriamente, muitas denúncias exigiam apenas orientações para correções de ações que podem levar a prejuízos ao animal, como o uso de corrente curta, falta de alimentação, água, abrigo, ou por omissões de tratamento, como quando pessoas que têm animais doentes não procuram por tratamento. “Nesses casos é feita uma notificação para que o dono resolva o problema ou leve o animal para atendimento gratuito no setor veterinário do Canil Municipal, com prazo determinado. Em 85% dos casos o problema se resolve dessa forma”.

Em casos extremos, a denúncia pode resultar na apreensão do animal e no encaminhamento para o judiciário, juntamente com Boletim de Ocorrência da PM e laudo veterinário do Canil, como crime de maus tratos animal. 

Os telefones para a realização das denúncias são 3374-3239 Canil Municipal e 3362-1300 Secretaria de Serviços Públicos.

Leia Também

Últimas Notícias