quarta, 24 de abril de 2024
60 castrações realizadas no último sábado (16

Novos mutirões de castração gratuita de animais serão realizados; saiba como se cadastrar

19 Jun 2018 - 13h33Por Texto: Andrea Vergamini de Castro
Novos mutirões de castração gratuita de animais serão realizados; saiba como se cadastrar - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Através de uma parceria realizada entre a ONG ASA - Amigos Salvando Amigos e a UNICEP, mais de 60 animais de rua, entre cães e gatos foram castrados nesse último sábado (16-06), no Hospital Veterinário da UNICEP.

A equipe de estudantes do curso de Medicina Veterinária também participou nesse projeto.

De acordo com a presidente da ONG, Léa Chapaval, a ONG hoje se concentra na medicina veterinária do preventivo e castração pediátrica. “Temos quebrado muitos tabus com relação a idade de castração. Dizem que preferem castrar os animais a partir dos seis meses ou deixá-los ter o primeiro cio, e isso, cientificamente não existe mais. O mundo não precisa de mais animais nas ruas, quanto mais cedo castrá-los, eles não procriarão e controlaremos a população animal”, disse Lea, explicando que, a castração pediátrica é questão de saúde também. Os animais castrados, antes do primeiro cio têm uma série de benefícios, inclusive no controle de câncer, tanto para a fêmea quanto para o macho.

A castração, portanto, de acordo com a presidente da ONG, não precisa ter idade e sim segurança na cirurgia. No mutirão realizado neste sábado, por exemplo, tinha filhote de gatos com 20 dias de vida e o procedimento anestésico é intravenoso e não inalatório.

Sendo assim, este é um de vários mutirões que ainda irão acontecer, pois a ONG comporta uma lista de 200 cadastros de animais. “Este número cresce diariamente, então fazemos uma triagem e selecionamos exclusivamente, animais de famílias carentes com renda mensal de até dois salários mínimos”, finalizou Lea.

Esta ação também é uma excelente oportunidade na prática dos estudantes do curso de Medicina Veterinária da UNICEP. “Oferecemos o espaço e nossos estudantes observam todos os procedimentos feitos por profissionais”, disse o coordenador do curso, Fabrício Gonçalves Corrêa.

Para quem quiser cadastrar o seu animal para participar dos próximos mutirões, bastas preencher o formulário de pré-cadastro no blog da ONG ASA. Lembrando que se trata de uma instituição sem fins lucrativos, que atende animais de famílias de baixa renda em São Carlos, SP: https://ongasa.wordpress.com/pre-cadastro/.

Leia Também

Últimas Notícias