terça, 23 de abril de 2024
Pet animais

Nascimento de duas espécies de animais silvestres marca aniversário do Parque Ecológico

08 Set 2014 - 21h29
0 - 0 -

Ao completar 38 anos, o Parque Ecológico “Dr. Antonio Teixeira Vianna” de São Carlos recebeu um presente de aniversário. O nascimento de duas espécies de animais silvestres ameaçadas de extinção, a Anta Brasileira (Tapirus terrestris) e o Mico Leão Dourado (Leonthopithecus Rosália). Nesta terça-feira (9), o Parque completa mais um ano de existência e de trabalhos socioambientais, em favor da fauna e da educação.

De acordo com o biólogo e administrador do Parque Ecológico, Fernando Siqueira Magnani, as duas espécies estão listadas, oficialmente, como ameaçadas. “A Anta está no Decreto Paulista que lista animais ameaçados no Estado e o Mico Leão Dourado compõe a lista de espécies ameaçadas no Brasil, além de ser um dos primatas mais ameaçados do mundo”, explica .

O biólogo contou que o nascimento dessas espécies foi um grande presente para o Parque, devido a sua importância. “Participamos de projetos integrados que lutam para salvar estas duas espécies e esses nascimentos são muito importantes, pois aumentam a população sob cuidados humanos e propicia que no futuro um grupo grande possa ser liberto em áreas protegidas”, disse Fernando.

Ainda segundo Magnani, ambos os filhotes podem ser vistos com suas famílias nos recintos para a espécie no próprio Parque, que neste mês de aniversário, continua com sua programação especial, incluindo palestras, exposições, passeios e cursos. 

 

Confira a programação de aniversário do Parque Ecológico:

9/9 - Dia do Aniversario do Parque Ecológico e lançamento da Campanha de reciclagem “Vida Nova para a Esponja Velha, Recicle esta Ideia”, que incentiva a reciclagem das esponjas dupla face, apoiada pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos, Secretaria Municipal de Educação, empresas Scotch-Brite, São Carlos S.A. Ind. de Papel e Embalagens e Gráfica e Editora Guillen e Andrioli.

14 e 21/9 - Expo-Cerrado (feira de artesanatos relacionados ao Cerrado) e atividades educacionais no Parque Ecológico, em comemoração ao Dia Nacional do Cerrado (11/9).

17/9 - Curso interno de Primeiros Socorros ministrado pelos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde / SAMU.

20/9 - Abertura do Recinto para Tamanduá mirim e Teiús, espécies típicas do Cerrado Brasileiro.

23/9 - Apresentação de Palestra sobre a Tese: “A Contribuição de Zoológicos Paulistas para a Concepção de Recintos Educadores para Conservação de Onças Pardas”, no auditório do Centro de Educação Ambiental do Parque, ministrado por Sara Monise de Oliveira (Doutoranda em Ciências – Ecologia e Recursos Naturais).

24/9 - Palestra sobre os trabalhos socioambientais desenvolvidos por Jardins Zoológicos na Universidade Federal de São Carlos Campus de Araras/SP. 

Informações no Parque Ecológico "Dr. Antonio T. Vianna", que fica à Estrada Municipal Guilherme Scatena, km 2, ou pelos telefones 16-33614456 / 33612429 ou pelo e-mail pesc@pesc.org.br.

Leia Também

Últimas Notícias