quarta, 24 de abril de 2024
Pet animais

Lobo Guará é solto após tratamento no Parque Ecológico

17 Out 2014 - 23h48
0 - 0 -

A equipe do Parque Ecológico “Dr. Antonio Teixeira Vianna” de São Carlos, coordenada pelo administrador e biólogo Fernando S. Magnani realizou nesta semana, o procedimento de soltura de um exemplar macho de Lobo Guará, que passou quase dois meses em tratamento no Parque.

Barack, como foi apelidado pelos funcionários do Parque Ecológico, foi encontrado vagando doente e desorientado por um Guarda Municipal da cidade de São Simão. Encaminhado para a Policia Militar do Estado de São Paulo Ambiental, em Santa Rita do Passa Quatro, o animal acabou chegando a São Carlos, onde recebeu os cuidados necessários. 

Fernando Magnani explicou que o lobo, ameaçado de extinção, recebeu atenção diária da equipe de trabalho. “Foi examinado, recebeu medicamentos até recuperar a saúde e já se preparando para ser solto recebeu, também, doses de vermífugo e uma identificação eletrônica interna (microchip)”.

A soltura foi realizada pela Policia Militar Ambiental de Santa Rita, com o apoio de profissionais do Parque Ecológico, em uma área de cerrado protegido, onde o animal terá grandes chances de viver tranquilo. “Organizamos a soltura próximo à área onde ele foi encontrado. Se tivéssemos soltado muito longe pode ser que entraria em território de outros lobos e teria problemas”, conclui.

Para Fernando, voltando à natureza, o lobo poderá cumprir seu papel ecológico. “Todo zoológico tem responsabilidades junto à comunidade, não somente com o lazer, educação e com os cuidados com os animais, mas também com a fauna da região. O Parque Ecológico de São Carlos procura oferecer o melhor aos animais na natureza. Um exemplo são as discussões e alternativas que estão sendo feitas para reduzir atropelamentos de animais na SP 318, próximo a São Carlos, inclusive de lobos”. 

Em dezembro de 2014, o Parque realizou o procedimento de soltura de uma fêmea adulta de Lobo Guará, que se recuperou de um sério ferimento em uma das patas traseiras, após atropelamento.  O animal foi solto com o apoio da Polícia Ambiental, autoridade em manejo de fauna em vida livre, em uma área de preservação, em Itirapina, próxima à região onde foi capturado pelo Corpo de Bombeiros de São Carlos.  

O Parque Ecológico Municipal é aberto para visitação pública de terça-feira a sábado, das 8 horas às 16h30, domingo, das 8 horas às 17h30, telefones 16-33614456 / 33612429 ou pesc@pesc.org.br.

Leia Também

Últimas Notícias