Menu
terça, 24 de abril de 2018
Cidade

Ipem fiscaliza produtos típicos de festas juninas em São Carlos

19 Jun 2017 - 15h31Por Redação
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

Com o intuito de identificar irregularidades em alimentos, bebidas, enfeites e fogos de pequena potência típicos do período de festas juninas, o Ipem (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) irá realizar, terça-feira, 20, a operação "Pulando a Fogueira" nos laboratórios do instituto na capital e interior.

O objetivo é verificar a fidelidade das indicações de quantidade, peso ou volume nas embalagens de produtos típicos, como amendoim, curau, doce de leite, paçoca, pé-de-moleque, cachaça, vinho, milho para pipoca, amendoim, canjica, fubá, doce de abóbora, itens de decoração e até fogos de pequena potência (biriba, estalo, traque, fósforo de cor).

Os produtos coletados no comércio pelas equipes de fiscalização, serão analisados simultaneamente nos laboratórios do IPEM-SP em Bauru, Campinas, Ribeirão Preto, São Carlos, São José do Rio Preto, além da capital.

As empresas autuadas pelo IPEM-SP têm dez dias para apresentar defesa ao órgão. De acordo com a lei federal 9.933/99, as multas podem chegar a R$ 1,5 milhão.

Em 2016, a mesma operação foi realizada nos laboratórios do instituto localizados na capital, em Bauru, Ribeirão Preto, São Carlos e São José do Rio Preto, analisaram 57 produtos, dos quais 35% (20) apresentaram irregularidades. Na capital, foram avaliados dez itens, sendo que dois deles (20%) entregavam ao consumidor menos que o prometido. O município de Bauru teve dez produtos verificados, dois (20%) apresentaram erros. Na cidade de Ribeirão Preto, 13 produtos foram verificados, sendo sete (54%) apresentaram erros. Em São Carlos, dos dez produtos verificados, um (10%) apresentou erro. Em São José do Rio Preto, foram verificados 14 produtos, sendo que oito deles (57%) estavam irregulares.

ORIENTAÇÃO PARA O CONSUMO

O Ipem disponibiliza para download o Guia Prático de Consumo, que traz dicas ao consumidor sobre o que observar na hora da compra de produtos embalados, têxteis, eletrodomésticos, itens que devem trazer o selo do Inmetro e também a utilização de balanças disponíveis em supermercados, padarias, açougues e outros tipos de comércio. Acesse: http://goo.gl/jYpCEk ou www.ipem.sp.gov.br.

comments powered by Disqus

Leia Também

Últimas Notícias