quarta, 24 de abril de 2024
Qualidade de Vida

Projeto Pedal Consciente inaugura nova sede no Campus São Carlos da UFSCar

26 Mar 2019 - 12h19Por Redação
Projeto Pedal Consciente inaugura nova sede no Campus São Carlos da UFSCar - Crédito: Flor Carrizo Crédito: Flor Carrizo

No último dia 21 de março, foi inaugurada a sede do projeto de extensão Pedal Consciente da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O novo espaço está localizado atrás do prédio do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana (DEFMH), na área Sul do Campus São Carlos da Instituição, e abrigará atividades de ensino, pesquisa e extensão.

"Fico muito feliz em ver ações como esta que envolvem a Prefeitura Municipal, a Universidade, ONGs, a sociedade civil e alunos de escolas públicas da cidade. A palavra é gratidão a todos os envolvidos que estão oferecendo esta possibilidade às crianças e jovens que poderão não apenas aprender mais sobre ciclismo, mas entrar em contato com a Universidade", declarou a Reitora da UFSCar, Wanda Hoffmann, durante o evento.

Vinculado ao DEFMH, o projeto tem apoio da Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) da UFSCar e começou a ser desenvolvido em 2011. O Pedal atende crianças e adolescentes de 11 a 15 anos e visa, por meio da prática do ciclismo, viabilizar a formação de indivíduos críticos e atuantes socialmente, focando no uso da bicicleta em várias vertentes: transporte, saúde, lazer e esporte. A iniciativa, que já atendeu cerca de 700 adolescentes de escolas públicas de São Carlos, conta com a parceria da Associação São-Carlense de Ciclismo (ASC), que oferece todos os equipamentos necessários para as atividades, além de parte da verba necessária para que o projeto aconteça. A Prefeitura Municipal de São Carlos também custeia parte do Pedal Consciente.

Além da Reitora, estiveram presentes na inauguração: pela UFSCar, o Pró-Reitor de Administração, Márcio Merino Fernandes; o Pró-Reitor Adjunto de Administração, Luciano Mitidieri Bento Garcia; o Pró-Reitor Adjunto de Extensão, José Marques Novo Júnior; a Chefe do Departamento de Apoio à Educação Ambiental, Liane Biehl Printes; o servidor técnico-administrativo da Secretaria Geral de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, Pedro Luiz de Luccas; a jornalista da Coordenadoria de Comunicação Social Mariana Nunes Ignatios (tesoureira da ASC); a Diretora da Divisão de Arquitetura do Escritório de Desenvolvimento Físico (EDF), Patrícia Pinheiro Gaion; a Chefe de Projetos do EDF, Raquel Jannuzzi Cunha; o engenheiro eletricista Roberto Luiz Ferri; o professor do DEFMH e Coordenador do Pedal, Luiz Gonçalves Júnior. Representando a Prefeitura estavam o Secretário Municipal de Esportes e Lazer, Edson Aparecido Ferraz; e o Diretor de Esportes de Rendimento da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, Fabiano Lourenço. Participaram também o Vice-Presidente da ASC, Pablo Ronan Trebbi; o vereador Moisés Lazarine; integrantes da sociedade civil, professores e alunos integrantes do projeto.

Mais informações sobre o projeto de extensão Pedal Consciente podem ser obtidas pelo telefone (16) 3351-8294.

Leia Também

Últimas Notícias