sexta, 29 de março de 2024
Esportes

Mundial de Balonismo é lançado em Rio Claro na segunda-feira

Pela primeira vez a competição será realizada na América Latina

12 Fev 2014 - 17h40
0 - 0 -

A Confederação Brasileira de Balonismo (CBB) e a Prefeitura de Rio Claro (SP), realizam na próxima segunda-feira, 17, a partir das 20h, no Grupo Ginástico Rio-clarense, o lançamento oficial do 21º Campeonato Mundial de Balonismo, pela primeira vez realizado na América Latina.

“Será o lançamento do maior evento de balonismo, até então nunca realizado no Brasil, e que agora Rio Claro vai ter a honra de sediar. Por isso, esperamos a participação não só dos rio-clarenses, mas de todo o País”, disse Edson Romagnoli, presidente da CBB.

Para o prefeito de Rio Claro, Du Altimari, a realização do mundial no Brasil é fato inédito e uma oportunidade ímpar para a divulgação internacional do município e, uma vez mais, mostrar as excelentes condições que a cidade oferece para a prática do balonismo, esporte que encanta a todos.

Japyr Pimentel Porto, secretário de Economia e Finanças de Rio Claro, garante que a cidade já está preparada para receber o evento. “Começamos a preparação ano passado, agora estamos fazendo as últimas adequações exigidas pela Confederação. O próximo passo é fazer o lançamento do evento que será no dia 17”, garantiu o secretário, acrescentando que "a cidade já sediou o Campeonato Brasileiro em 2011".

A CBB já recebeu a confirmação oficial de 32 países para a disputa do Mundial 2014, em Rio Claro, que será realizado de 17 a 27 de julho. Por meio das NACs (National Air Sports Controls), entidades que indicam os pilotos classificados para a competição, confirmaram participação a Áustria, Alemanha, Austrália, Argentina, África do Sul, Bélgica, Brasil, Canadá, Croácia, China, Dinamarca, Estados Unidos, Espanha, Eslovênia, Eslováquia, Finlândia, França, Grã-Bretanha, Holanda, Hungria, Itália, Japão, Lituânia, Luxemburgo, México, Noruega, Polônia, Rússia, República Tcheca, Suécia, Suíça e Ucrânia.

No total devem participar 103 competidores, sendo 99 classificados, 3 convidados pelas regras da Federação Aérea Internacional (FAI), que são os três primeiros colocados no Mundial 2012 realizado nos Estados Unidos, e mais o vencedor do Campeonato Mundial na categoria juvenil.

Vistoria – No dia 25 de janeiro, o diretor de provas do Mundial, Mathijs de Bruijn, vistoriou e aprovou as instalações do aeroclube de Rio Claro e das Faculdades Anhanguera, locais que servirão de base para a realização do evento.

Brasileiros - Os pilotos brasileiros Fábio Passos e Lupércio Lima já estão garantidos na disputa do Mundial. Conforme forem abertas mais vagas, o Brasil poderá ter ainda os pilotos Luís Silvestre, Rubens Kalousdian, Marcos Paulo da Silva, Markus Kalousdian e Amarildo Tozzi. A lista oficial de pilotos deve ser divulgada até o final deste mês pela CBB.

Todas as informações sobre o Mundial 2014 podem ser obtidas através do site oficial do evento (http://www.balloonworlds2014.com), na página oficial da CBB no Facebook (Confederação Brasileira de Balonismo) ou pelo Twitter (@CBBMundial).

 

O Campeonato Mundial de Balonismo é realizado pela Federação Aeronáutica Internacional (FAI) e Confederação Brasileira de Balonismo (CBB), em parceria com a Prefeitura de Rio Claro (SP).

Leia Também

Últimas Notícias