quinta, 25 de abril de 2024
Reconhecimento

Mitcho Bianchi recebe o título de Cidadão Benemérito de São Carlos

Técnico de Natação tem história voltada para a formação de atletas e se considera um profissional disciplinado e ético

20 Set 2018 - 09h11Por Marcos Escrivani
Mitcho Bianchi recebe o título de Cidadão Benemérito de São Carlos - Crédito: Marcos Escrivani Crédito: Marcos Escrivani

A sexta-feira, 21 de setembro de 2018 ficará marcado na memória do professor de Educação Física e técnico de Natação Airton Donisete Mitcho Bianchi. Às 19h30, será realizada uma sessão solene na Câmara Municipal para a entrega do título de Cidadão Benemérito de São Carlos. A indicação foi do vereador Rodson Magno do Carmo (PSDB).

Com uma história de vida voltada para a formação de nadadores, Mitcho se considera uma pessoa ética e profissional e se orgulha em formar cidadãos e atletas.

Formação em Educação Física pela Fundação Educacional São Carlos (Fesc) há 32 anos, é técnico de natação há cinco anos, quando nasceu a LCN/Aquário Fitness. Iniciou na modalidade com o então técnico Joãozinho Carlos Fernandes da Silva (in memoriam). No período de treinador, já trabalhou com aproximadamente 50 atletas.

“É gratificante saber que contribui na formação de uma pessoa que hoje é um profissional liberal. Poder participar na realização de um sonho de uma criança. Mas minha preocupação é fazer com que o esporte discipline a criança e faça com que ela se torne primeiramente um cidadão. Campeão é consequência”, explicou.

Mitcho se vê realizado como professor de Educação Física, como técnico e empresário no setor de natação, já que é diretor-presidente da Aquário Fitness, salientando que é uma pessoa séria e disciplinada e tudo que faz tem, invariavelmente, começo, meio e fim. “Procuro sempre deixar um legado para as pessoas com quem convivo e por acredito que isso fez com que eu fosse indicado para receber o Título de Cidadão Benemérito”, comentou.

CONQUISTAS

Há 13 anos Mitcho Bianchi vem acumulando conquistas ao longo de sua carreira profissional. Em 2005, como assistente técnico ao lado de Joãozinho Fernandes, conquistou os Jogos Regionais, que foram realizados em São Carlos. Como técnico, também ganhou a competição por Matão e Américo Brasiliense.

Neste período participou ativamente da formação da Associação dos Pais e Amigos da Natação de São Carlos (Apanasc) e paralelamente da recuperação da piscina municipal localizada no estádio municipal Professor Luís Augusto de Oliveira. É responsável direto por vários projetos de natação em São Carlos.

É autor ainda do Clube Cidadão, reconhecido pelo Governo do Estado de São Paulo e está à frente da Aquário Fitness há 10 anos, pioneira na natação em São Carlos.

Foi ainda o primeiro Dirigente Esportivo do Ano em eleição realizada pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel) e tem como grande marco a formação de uma equipe de atletas ACDs (atletas com deficiências). São Carlos possui hoje campeões paulistas e brasileiros e é a atual tricampeã dos Jogos Regionais e pódio nos Abertos do Interior.

“A história que tenho dentro da modalidade fez com que eu possa merecer este reconhecimento”, ponderou.

UM FILME NA CABEÇA

A semana de Mitcho Bianchi tem sido corrida e de muita reflexão, que faz parte da preparação para o recebimento da láurea. “Dentre os afazeres, fui tirar fotos e passei por dois locais que me marcaram muito a minha vida. Na Praça Antonio Prado (Estação da Fepasa) foi onde tive meu primeiro trabalho com 10 anos e no olhei para o Museu São Carlos onde está o Memorial do Esporte e ali tem uma exposição que conta minha trajetória na modalidade. Depois fui até a Vila Prado e em um beco com a rua em paralelepípedo e no passado havia uma escolinha para deficientes. Onde trabalhei pela primeira vez e hoje um das minhas atividades é justamente dedicar-me para atletas ACDs. Hoje, sou diretor da Aquário Fitness, mas um dia fui estagiário. Me formei na Fesc e agora dou aulas para a equipe de natação. São muitas coincidências. Passa um filme em nossa cabeça”, diz, emocionado.

Mitcho não esquece da família. Com os olhos mareados citou o nome da esposa Rita, dos filhos Nathália Christina e Michael Jordan. Sua mãe, Leonilda que tem 78 anos e estará na Câmara. Respirou fundo para responder.

“Há um ano estava com ela em Barretos. Com problemas graves de saúde. Hoje está conosco, saudável e poderá ver o filho sendo reconhecido pelo município. É um momento marcante estar ao lado da minha mãe, irmãos. Da minha esposa e filhos. Acredito que deixo um bom legado para todos”, diz, com a fala pausada e emocionada.

MAIS RESPONSABILIDADE

Com o título de Cidadão Benemérito, Mitcho se vê com mais responsabilidade a partir de agora e se vê na obrigação de manter o trabalho que realiza diariamente na formação de jovens em São Carlos.

“Tenho que continuar a colaborar com a minha cidade e formar novos atletas através dos projetos sociais. Como empresário e professor, conquistei tudo através do esporte e por isso tenho um sonho que é ampliar e cuidar do esporte de São Carlos. Sou grato e realizado por tudo que aconteceu em minha vida, mas tenho este compromisso. E irei cumpri-lo a bom termo. Sempre”, finalizou.

Leia Também

Últimas Notícias