sexta, 19 de abril de 2024
Robô Babi

Mascote dos Jogos Abertos, faz sucesso no Iguatemi

10 Nov 2018 - 06h33Por Redação
Mascote dos Jogos Abertos, faz sucesso no Iguatemi - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Não tinha como passar despercebida. No auge de seus dois metros de altura, a robô Babi fez sucesso no Iguatemi São Carlos na noite desta quinta-feira, 8. Em pouco mais de uma hora andando pelo shopping, foi parada por muitas crianças que fizeram questão de tirar foto com a mascote dos 82º Jogos Abertos do Interior. “Ela é muito grande e muito legal”, comentou Yasmin Pereira da Costa, de 5 anos, que veio correndo quando viu a robô.

Encantada com Babi, Yasmin contou que frequenta aulas de balé há muito tempo e recentemente também aderiu à natação. “Eu gosto de esportes”, falou. A mãe dela, Solange Pereira da Costa, adorou a ideia da mascote. “O esporte contribui para o desenvolvimento integral da criança e a robô é uma ótima maneira de chamar a atenção para os Jogos Abertos”, disse.

O nome ‘Babi’ é uma homenagem a ‘Horácio Baby Barioni’, idealizador do evento considerado atualmente o maior da América Latina. O projeto de concepção, criação e construção da mascote tem a assinatura da Secretaria Municipal de Comunicação.

“No início procurávamos personagens que representassem melhor a cidade, mas quando a ideia da robô surgiu, todos adoraram, foi unânime. E a partir daí, a equipe de comunicação trabalhou em cima dessa ideia para desenvolver todos os detalhes. No total foram 60 dias de produção”, contou Mateus de Aquino, secretário de Comunicação.

Segundo ele, quando a Babí foi apresentada como a mascote dos Jogos, a aceitação foi imediata. A filha do secretário, que conheceu Babí pessoalmente no shopping, também adorou a robô. “Eu só tinha visto ela por fotos e gostei muito”, contou com um sorrisão Maria Eduarda Buzo de Aquino, de 11 anos.

A opinião foi compartilhada por muitas crianças que passeavam pelo local. Lucas Venancio, de 7 anos, foi um dos que quiseram registrar uma foto ao lado de Babí. “Foi legal, ela é muito grande. Eu nunca tinha visto um robô de perto”, falou.

Atração extra

Para o gerente geral do Iguatemi São Carlos, Vinicius Luiz Borges Molina, a robô Babí muda a rotina do ambiente. “Acho que é uma iniciativa maravilhosa, ajuda a transmitir o espírito dos jogos, traz a modernidade e a criançada adora. E para o Iguatemi é uma honra poder apoiar essa iniciativa, que é fundamental também para já deixar a cidade no clima dos jogos”, destacou.

A mascote também despertou o interesse de adultos que pararam para vê-la passar e até pediram para tirar fotos. O estudante universitário Allan Penteado foi um deles. Aluno do curso de Educação Física, Allan sabe da importância do esporte na vida da meninada. “Além de fazer bem para o corpo, o esporte tem uma função social, já que além de tirar as crianças do sedentarismo, pode tirar também da inércia e até das drogas. E a robô é uma ótima ideia para despertar a atenção e o interesse pelo assunto”, destacou.

A mascote feita de espuma começou suas andanças pela cidade nesta semana. Ela estará presente durante a solenidade de abertura oficial do Jogos Abertos e também percorrerá os locais de competição e premiação.

“A Babí está um barato, as pessoas estão curtindo muito. Dá para perceber que as crianças gostam bastante e é uma forma de divulgar o evento que está prestes a começar”, observou Fabiano Lourenço, coordenador do Comitê local dos Jogos Abertos. Animada, a filha dele fez questão de conhecer Babí no shopping. “Já tinha visto por foto, mas ao vivo é mais legal. Gostei bastante. Eu só não sei como ela consegue ficar tanto tempo sem falar, eu não conseguiria”, brincou Giovana Brambilla Lourenço, de 12 anos.

COMO ENCONTRAR A BABÍ

Segundo Lourenço, a mascote Babí já esteve em várias escolas municipais e a aceitação foi muito boa. Ela estará no Mercado Municipal na manhã deste sábado (10) e vai participar também da abertura oficial dos Jogos Abertos do Interior, que ocorrerá na próxima quarta-feira (14), às 20 horas, no ginásio municipal de esportes Milton Olaio Filho.

“Com certeza a mascote acaba agregando mais pessoas e ajuda a difundir o nome da cidade e até as informações dos Jogos, porque as pessoas se aproximam mesmo. Ela já é um sucesso total, e nós esperamos que o evento também seja”, finalizou Lourenço.

Leia Também

Últimas Notícias