sexta, 19 de abril de 2024
Esportes

JEESP 2014/Ciclismo: São Carlos recebe a seletiva estadual na categoria infantil

08 Out 2014 - 21h39
0 - 0 -

São Carlos será mais uma vez palco da seletiva estadual dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo/JEESP 2014. A competição, que será realizada nos dias 11 e 12 de outubro, no Parque Eco-Esportivo do Damha, definirá os vencedores da categoria Infantil (15 a 17 anos), masculino e feminino. O evento é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude, com apoio da Prefeitura Municipal, com supervisão da Federação Paulista de Ciclismo.  

Considerado um dos mais importantes projetos de ampliação da base e revelação, os Jogos Escolares, em sua segunda temporada, segue com a filosofia de promover a formação do cidadão, bem como o incentivo ao estudo e à prática esportiva. Além da competição, todo um trabalho de educação acompanha o evento, que terá também palestras sobre temas diversos, garantindo o suporte teórico aos participantes. 

Os Jogos são destinados aos alunos das Unidades Escolares de Ensino Fundamental e Médio das Redes Pública Estadual, Municipal, Particular, além das Escolas Técnicas Estaduais e Federais. O evento selecionará atletas para as participações nas principais disputas da categoria, como os Jogos Escolares da Juventude - Etapa nacional.

No sábado, dia 11, está programada a prova de Contrarrelógio Individual (500m), a partir das 10h, ficando a disputa da Prova Por Pontos para às 14h - Bateria Final no feminino com 6 km = 6 sprinters; Bateria final masculino - 25 km = 10 sprinters. No domingo, dia 12, a competição prevê a prova de Resistência, a partir das 9h, com duração de 35 minutos para o feminino e 50 minutos para o masculino. A pontuação das três provas é a seguinte: (1º 12 pontos); (2º 10 pontos); (3º 9 pontos); (4º 8 pontos); (5º 7 pontos); (6º 6 pontos); (7º 5 pontos); (8º 4 pontos); (9º 3 pontos) e (10º 2 pontos).

O evento, gratuito e com todo o suporte técnico necessário, ainda seleciona atletas a fim de contemplá-los com o Programa Bolsa Talento Esportivo e para vagas nos Centros de Excelência do Estado, além de participarem de competições do Comitê Olímpico Brasileiro. Vale ressaltar que, em todas as etapas, serão disponibilizadas bicicletas de competição gratuitamente aos alunos participantes, que poderão ser retiradas na arena de largada de cada competição.

O evento reunirá os ciclistas/alunos classificados nas sete seletivas realizadas pelo estado. Serão 20 alunos, 10 no masculino e 10 no feminino, da rede de ensino Estadual, Municipal e Particular, totalizando 180 atletas.  

Os dois alunos, no masculino e feminino, que obtiverem maior pontuação após as provas irão representar o estado na competição nacional. Vale lembrar que no caso de empate, entre dois ou mais alunos, será considerado o melhor tempo no Contrarrelógio Individual.

A relação de competidores está à disposição dos participantes, professores e escolas nos sites: www.estadualescolar.org.br e www.fpciclismo.org.br. 

Leia Também

Últimas Notícias