sexta, 29 de março de 2024
Abertos

Itu conquista o ouro no basquete feminino após bater Santo André na final

19 Nov 2018 - 07h41Por Redação
Itu conquista o ouro no basquete feminino após bater Santo André na final - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

A equipe de Basquete feminino (categoria Livre, 1ª Divisão) de Itu conquistou a medalha de ouro na 82ª edição dos Jogos Abertos “Horácio Baby Barioni”, ao derrotar Santo André pelo apertado placar de 58 a 55, no início da tarde deste domingo, 18, no ginásio municipal de esportes José Eduardo Gregoracci, no Jardim Santa Felícia, em São Carlos.

Santo André abriu o placar com um arremesso de dois pontos, mas a equipe de Itu reagiu e chegou a abrir uma vantagem de 15 pontos sobre o adversário ainda na primeira metade do primeiro tempo. O cansaço, segundo o técnico Antônio Carlos Barbosa, e o excesso de erros nas finalizações, conforme disse a ex-seleção brasileira Palmira, permitiram que Santo André encostasse e chegasse a ultrapassar Itu no placar.

Durante todo o segundo tempo, o jogo seguiu muito equilibrado. Faltando quatro segundos para o término, Santo André tinha a posse de bola e só lhe restava tentar um arremesso de três pontos, mas falhou na tentativa. A cestinha da partida foi Joice, da equipe de Itu, com 27 pontos. Pela equipe campeã também pontuaram Monique (12), Palmira e Kelly (8), Xuca (2) e Evelyn um ponto.

Após comemorar a conquista com as companheiras de equipe e o técnico Barbosa, a ala Palmira disse que esperava um jogo mais fácil: “Eles perderam uma jogadora importante [Erika], que sofreu uma fatura e abrimos uma boa vantagem no início”. A conquista tem um significado muito especial para a jogadora: “É a primeira vez que Itu vence nos Jogos Abertos em disputas coletivas”. Ela comenta que a cidade abraçou o projeto do basquete, tanto nesta competição como também na Liga de Basquete Feminino. Além de Palmira, a equipe de Itu conta com Xuca, Joice e Kelly, que também já integraram a seleção brasileira da modalidade.

Acostumado a conquistar títulos, Barbosa, que já foi treinador de estrelas do basquete brasileiro, como ‘Magic’ Paula, comemorou o ouro: “É sempre bom vencer. Esse título vem premiar o grande apoio que comunidade, empresas, prefeitura e o Ituano tem dado ao basquete”.

Os Jogos Abertos, explica Barbosa, exigem muito das equipes. “Foram cinco jogos seguidos e não temos banco para fazer as substituições durante a partida sem perder qualidade”. Durante todo o jogo, Barbosa fez apenas uma substituição. Xuca precisou deixar a quadra por ter sofrido uma pancada na perna. O cansaço das jogadoras e o elenco reduzido explicam a queda de rendimento de sua equipe no decorrer da partida: “Mas o que importa é que conquistamos o título e isso nos deixa muito feliz”.

A equipe de Itu é formada por Stephane, Palmira, Djaque, Patrícia, Evelyn, Joice, Monique, Beatriz, Gabriela e Kelly. O técnico é Antônio Carlos Barbosa. Já o time de Santo André, dirigido por Bruno Guidorizzi contou com Milena, Letícia, Jaqueline, Maria Cecília, Dominick, Simone, Vivian, Bianca, Thailaine, Ibukunoluwa e Vitória.

Leia Também

Últimas Notícias