quarta, 24 de abril de 2024
Presença ilustre

Escola Municipal de Ibaté recebe a visita do campeão paralímpico Clodoaldo da Silva

20 Dez 2018 - 07h10Por Redação
Escola Municipal de Ibaté recebe a visita do campeão paralímpico Clodoaldo da Silva - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

No dia 10 de dezembro a Escola Municipal “Neusa Milori”, em Ibaté, recebeu a ilustre presença do medalhista paralímpico em natação Clodoaldo Silva, em uma parceria entre Departamento de Educação e Cultura e o Sesc São Carlos.

Clodoaldo Francisco da Silva Correa é um nadador paralímpico brasileiro que sofreu uma paralisia cerebral por falta de oxigênio durante o parto, o que o afetou na mobilidade das pernas e coordenação motora.

Clodoaldo, apelidado como tubarão, conheceu a natação como processo de reabilitação no ano de 1996, em Natal. Quatro anos depois, já conquistava suas primeiras medalhas em Jogos Paralímpicos, três de prata e uma de bronze.

Nos Jogos Paralímpicos de Atenas 2004, conquistou seis medalhas de ouro e uma de bronze, conquistando à época o título de brasileiro recordista de medalhas de ouro em paralimpíadas.

Nas quatro paralimpíadas que disputou, Clodoaldo acumula treze medalhas, sendo seis de ouro. Em três participações em Jogos Parapan-Americanos, conquistou cinco medalhas em 2003 (Mar del Plata), oito em 2007 (Rio de Janeiro) e seis em 2011 (Guadalajara). Nos três Campeonatos Mundiais competidos, totaliza nove medalhas.

Entre as diversas homenagens que recebeu estão o título de embaixador do Pan e do Parapan-americano de 2007, concedido pelo Sistema Firjan, e escolha pela Soberana Ordem do Mérito do Empreendedor Juscelino Kubitschek como personalidade esportiva de 2006.

Nos Jogos Paralímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, Clodoaldo foi o escolhido para acender a pira olímpica na cerimônia de abertura.

Clodoaldo, foi recepcionado pelos alunos, professores e funcionários da EM Neusa Milori, da EM Julio Mendes e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), do vice prefeito Horacio Carmo Sanchez, como também a presença de representantes do Departamento de Educação e do Sesc São Carlos.

Foi uma manhã divertida e rica em conhecimento, superação, reflexão garantida pelo carisma do mesmo. O medalhista expôs toda a trajetória, sua história de vida e de superação, como também respondeu a questionamentos de alunos e professores.

O atleta paraolímpico levou a Tocha Olímpica, carregada por ele durante a cerimônia de abertura na Paraolimpíada de Londres em 2012 que foi perpassada por todos os presentes.

O prefeito José Luiz Parella (PSDB) destacou a presença de Clodoaldo na cidade. “É sempre bom receber em nossa cidade personalidades como o Clodoaldo, ainda mais em nossas escolas municipais, pois sempre trazem algum aprendizado as nossas crianças, e a história de vida e de superação de Clodoaldo é motivadora, assim deixando ensinamentos aos nossos alunos”, observou.

Leia Também

Últimas Notícias