sexta, 19 de abril de 2024
Adrenalina em uma minirrampa

Garoto de São Carlos encanta em pista de skate

Menino de 5 anos coleciona títulos e se prepara para o próximo compromisso: o Campeonato Brasileiro Bowl, que será em Guaratinguetá.

25 Abr 2018 - 15h27Por Marcos Escrivani
Eiki durante o treino: uma manobra especial para o São Carlos Agora - Crédito: Marcos EscrivaniEiki durante o treino: uma manobra especial para o São Carlos Agora - Crédito: Marcos Escrivani

Para Eiki Martello, puro divertimento. Um passatempo que, se deixar, é durante todo o dia. Mas para o pai, treinamento para que o garoto possa melhorar gradativamente. Assim, o pequeno são-carlense de apenas 5 anos participa de eventos federados e coleciona títulos em campeonatos de skate.

Na tarde desta quarta-feira, 25, o São Carlos Agora foi até ao encontro de Eiki e de sua família, na Alameda dos Crisântemos, no Cidade Jardim.

Lá, em uma minirrampa de seis metros de comprimento por dois metros de largura, Eiki treina ao lado dos pais (Fábio Henrique Martello, 38 anos, empresário na área de skate) e Jéssica Cristina Leiva Martello, 27 anos e dos irmãos: Kevin, 4 anos e Kemily, 2 anos.

A dedicação de Eiki tem um motivo: neste domingo, 28, estará em Guaratinguetá para a disputa do Campeonato Brasileiro Bowl e terá adversários garotos até 10 anos.

“Mas para ele não tem problema. Já enfrentou até adultos em outros eventos. Mas normalmente disputa com meninos de sua faixa etária”, disse Fabinho.

A competição em Guaratinguetá irá atrair skatistas de todo o país e é promovido pela Confederação Brasileira da modalidade. A expectativa é que Eiki tenha adversários bem qualificados.

“Mas é um orgulho ter um filho em evidência. Ainda mais que o skate passou a ser esporte olímpico. Hoje o Eiki forma opiniões e já fomos convidados para competir no Rio de Janeiro e assim influenciar pais a incentivar os filhos para a prática do skate”, disse Jéssica.

29 CAMPEONATOS

A cada competição e a cada treino, o passo inicial são os equipamentos de segurança: capacete, cotoveleiras, joelheiras. Enfim, todo cuidado é pouco. Fabinho garantiu que Eiki nunca se machucou, mas esteve sempre perto, supervisionando os treinos. “É um esporte seguro, desde que os praticantes sigam todas as recomendações necessárias”, garantiu.

Desde os 2 anos, o pequeno são-carlense disputou 29 campeonatos e o Brasileiro é o 30º.

“Sempre pratiquei o skate por lazer, por hobby. E esta paixão contagiou meu filho. Antes mesmo de andar, ele já brincava com o skate”, conta. “Até mesmo se apoiava na parede em cima dele. Até mesmo quando ia me divertir, levava ele junto”, disse Fabinho.

Diariamente, Eiki se diverte por aproximadamente três horas em cima de um skate. “Se tiver um amiguinho, brinca o dia inteiro”, emenda. “Mas para ele é brincadeira. Só que na verdade, é um treinamento”, comentou.

Durante os três anos que compete, a maioria dos eventos aos quais a família esteve presente ao lado de Eiki foi na Capital paulista. Entretanto, participou de competições em outros estados e no interior.

“Independentemente onde fosse o Eiki sempre se destacou pela idade. Era sempre o mais novinho e mesmo assim se sobressaia”, garantiu o pai/técnico.

ADORAÇÃO PELO SKATE

Criança, Eiki é simples ao responder às perguntas. Mas deixa transparecer sua adoração pelo skate. “Gosto de treinar, é legal. Gosto de ganhar medalhas, de andar e de competir. Eu brinco o dia todo”, disse o menino que conhece bem as manobras. “Eu gosto do body varial e do bigspin front”, garantiu, em meio a brincadeiras e suco de frutas.

PARCERIAS

As competições são constantes e Eiki marca presença em praticamente todas. A necessidade de recursos financeiros é grande e por este motivo os pais Fabinho e Jéssica procuram parceiros para que possam incentivar e ajudar o pequeno são-carlense a representar a cidade em eventos federados.

“A visibilidade é grande e o retorno também, pois participamos de grandes campeonatos. Tudo é divulgado nas mídias e nas redes sociais”, garantiu Fabinho. “Quem se interessar pode manter contato pelo fone 16 98874-9971”, finalizou.

Leia Também

Últimas Notícias