sexta, 19 de abril de 2024
Abertos

Atletismo convencional teve seu primeiro dia no Centro Olímpico de São Carlos

19 Nov 2018 - 13h08Por Redação
Atletismo convencional teve seu primeiro dia no Centro Olímpico de São Carlos - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

No primeiro dia de competições pela 82ª edição dos Jogos Abertos “Horácio Baby Barioni”, o Atletismo já teve seus primeiros medalhistas. Realizadas na Pista de Atletismo José Índio do Centro Olímpico Bichara Damha, no Distrito de Água Vermelha, as provas tiveram início por volta das 8h30.  Pela manhã aconteceram as provas dos 5 mil metros feminino, 100m rasos masculino e feminino, salto em distância masculino, salto com vara feminino, 400m com barreiras masculino e feminino, e lançamento de disco masculino e feminino.

Allan Cristian Falchi, de São Bernardo do Campo, conquistou a medalha de ouro no lançamento de disco. Ele obteve a marca de 46,29 metros. Em segundo lugar ficou William Venâncio Dourado, de São José do Rio Preto, que arremessou a 46,17 metros. Representando São Carlos, Alessandro Costa Rosa conquistou a medalha de bronze. Ele projetou o disco a uma distância de 46,03 metros. Seu melhor arremesso foi de 48,46 metros, mas ele queimou a linha que delimita o espaço que pode ser ocupado pelo atleta.

Rosa explicou que sofreu uma lesão no tendão do tornozelo direito e por isso teve dificuldade para não ultrapassar a linha. Aos 48 anos, Costa Rosa tem em seu currículo muitas conquistas em Jogos Regionais e Abertos por São Carlos. Ele também já integrou a seleção brasileira da modalidade. Apaixonado pelo esporte, ele diz que continuará competindo enquanto for chamado.

Valquíria Meurer, de São Manuel, foi ouro no lançamento de disco. Ela arremessou o disco a uma distância de 45,9 metros. Em segundo lugar ficou Júlia Lavínia Pereira da Silva, Osasco, que atingiu a marca de 36,56 metros, seguida de Cristiane Costa Silva de Oliveira, Guarulhos, com 35,56 metros.

Tatiane de Souza Araújo, de Cândido Mota, foi medalha de ouro na prova dos 5 mil metros, concluindo o percurso em 17min40seg25. Em segundo lugar, medalha de prata, ficou Jeovana dos Sanntos, de Bauru, que terminou a prova no tempo de 17min57seg00. A medalha de bronze foi para Milena Mara Andrade, de Araraquara, que concluiu o percurso em 18min35seg67.

São Carlos foi representada nesta prova por Silvana Soares, que terminou em 21min37”74, e Ariane Lemes da Silva, 21min39seg’’. Elas ficaram em 8º e 9º lugares, pela ordem. Veterana nas provas de corrida de rua e acostumada ao lugar mais alto nos pódios, Silvana disse ter se sentido muito honrada pelo convite para representar a cidade nesta prova. Ela disse ter estranhado correr em uma pista de atletismo. “Na rua, tem subidas, descidas e a gente vai dosando o esforço. A pista é plana e o jeito de conduzir a prova é diferente”, explicou.

Representando Osasco, Lourival Nogueira de Almeida Neto conquistou ouro na prova de salto em distância, ao atingir a marca de 7,38 metros. Caio Cesar Fernandes dos Santos, São Bernardo do Campo, saltou 7,28 metros, conquistando medalha de prata. O terceiro colocado foi Patrick Andrews Souza Batista, de Araraquara, que saltou 6,97 metros.

Na prova do salto com vara, Sabrina Cristina da Paixão Santos, de Guarulhos, conquistou medalha de ouro ao saltar 3,5metros. Sua irmã Larissa, representando a mesma cidade, levou prata com a marca de 2,8 metros. Ana Clara Vieira Santos, de Santana do Parnaíba, conquistou bronze com a marca de 2,6 metros.

A prova feminina dos 400 metros rasos foi vencida por Janieli Vieira Leite, de São Caetano do Sul. Ela completou o trajeto em 1min04seg17. Em segundo lugar, ficou a atleta de Osasco, Mayara Francisca Teixeira, com o tempo de 1min05seg31, seguida de Mileide Fernandes, de São Bernardo do Campo, com 1min05seg98.

No masculino, Asafe Mádai de Deus Virgolino, de São Bernardo do Campo, conquistou ouro com o tempo de 52seg76. A medalha de prata ficou para Carlos Eduardo Maciel, de Santos, com 53seg57. Wesley Diego Martins, de São Bernardo do Campo, conquistou bronze com o tempo de 54seg61.

UNIVERSITÁRIAS

As estudantes da UFSCar Nathalia Fahl, do curso de Medicina, e Maria Carolina Barcellos, da Engenharia Mecânica, representaram São Carlos na semifinal dos 100 metros rasos. Naturais de Campinas e São Paulo, pela ordem, elas não se classificaram para a final. Mesmo assim ficaram muito satisfeitas por representar a cidade nos Jogos Abertos. “No Tusca [Taça Universitária de São Carlos] a gente vai bem melhor”, brincou Nathalia, que, junto com Maria Carolina, integra a equipe de Atletismo da UFSCar.

Leia Também

Últimas Notícias