quinta, 28 de março de 2024
Natação Paralímpica

Atletas e técnico da LCN/Aquário Fitness participam de camping com integrantes da seleção brasileira

Integrantes do time são-carlense disse que semana foi de aprendizado; “foram dias de aprendizado”, disse Mitcho Bianchi

15 Jul 2018 - 17h02Por Marcos Escrivani
Elton, Ronaldo e Mitcho durante o evento realizado na capital paulista: uma semana de intenso aprendizado - Crédito: DivulgaçãoElton, Ronaldo e Mitcho durante o evento realizado na capital paulista: uma semana de intenso aprendizado - Crédito: Divulgação

A semana de 8 a 14 de julho foi de muita intensidade e aprendizado para o técnico Mitcho Bianchi e os atletas Elton Joaquim de Souza (S3) e José Ronaldo da Silva (S2), que integram a equipe ACD (atletas com deficiências) LCN/Aquário Fitness.

Eles, ao lado de 18 técnicos e 17 atletas de todo o país, participaram do camping Semana de Treinamento Classes Baixas (S1 a S3), ocorrido no Centro de Treinamento do Comitê Paralímpico Brasileiro, em São Paulo.

Eles estiveram ao lados dos melhores atletas do país e participaram ativamente de palestras sobre fisioterapia, nutrição, biomecânica, periodização, psicologia e cenário brasileiro paralímpico, além de treino com ativação de exercícios preventivos e atividades práticas na água todos os dias.

O camping foi idealizado pelo coordenador e técnico da seleção brasileira, Leonardo Tomasello Araújo e Fabiano Quirino, técnico da seleção brasileira (atletas de classes baixas).

A meta do evento é melhorar a participação de classes baixas do Brasil no Parapan de 2019 em Lima Peru e na Paralimpíadas em Tóquio em 2020.

Após o encerramento do camping, o técnico Mitcho Bianchi não escondeu a satisfação e garantiu que os dias que passou lado a lado com profissionais ligados a seleção brasileira foi uma oportunidade única.

“Pude estar próximo aos profissionais de excelência no Brasil e aprender as novidades da natação paralímpica. Estar ao lado de técnicos e presenciar a motivação dos atletas. É um momento único. Todos puderam se conhecer, trocar ideias e conviver durante uma semana. Conheceram o mundo paralímpico. Para nós técnicos é importante. É um crescimento profissional e uma forma de estar próximo da seleção e conhecer as inovações. Trazer para São Carlos um aparato de informações e aplicar no trabalho. Proporcionar aos nossos atletas também crescimento e evolução técnica”, disse o treinador.

APRENDIZADO

Para Elton Joaquim de Souza e José Ronaldo da Silva foram dias de intenso aprendizado e que serve como legado que levaram para o resto da vida.

“Foram dias onde aprendi ainda mais sobre meu tipo de lesão e quais as possibilidades e interferências que ocorrem na natação devido a ela. Pude trocar informações com colegas que possuem o mesmo problema”, afirmou Elton, salientando que está ainda processando todo o aprendizado que teve. “Foram muitas novidades e informações. Hoje estou avaliando, mas prometo que terei uma conclusão muito positiva sobre o camping. Mas posso antecipar que as atividades servem como um ajuste em nossa vida, um encaixe, uma forma diferente para nosso dia a dia. E dialogar com colegas de competição é uma lição para mim”, garantiu o nadador da categoria S3.

José Ronaldo da Silva mostrou encantamento com o camping e salientou que foi com objetivos e retorna satisfeito com os resultados alcançados.

“Pessoalmente é um aprendizado a mais. Passei sete dias agregando informações e durante as atividades práticas na piscina consegui alcançar minha meta que era nadar para 1m28s e consegui. Observei as dificuldades de todos e a luta no dia a dia. Pude conversar, trocar experiências com atletas que possuem os mesmo problemas e me sinto recompensado por mais este benefício que só a natação poderia me proporcionar”, finalizou.

A LCN/Aquário Fitness tem a parceria da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel) e Fundação Educacional de São Carlos (Fesc).

Leia Também

Últimas Notícias