quinta, 25 de abril de 2024
No Swiss Park

Amigos se reúnem para o 1º Torneio de Artebets

12 Dez 2018 - 08h04Por Marcos Escrivani
Amigos se reúnem para o 1º Torneio de Artebets - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Está previsto para este domingo, 16, a partir das 7h30, o 1° Torneio de Artebets dos Amigos. Os jogos deverão acontecer no “pico”, no Swiss Park, em São Carlos.

Deverão participar aproximadamente 32 duplas e as inscrições podem ser feitas na Barbearia do Magnão, na rua Jesuino de Arruda, 1413. No ato, deverá ser pago R$ 10 e um quilo de alimento não perecível. O que for arrecadado será doado para entidade filantrópica.

A ideia de promover o torneio, segundo os organizadores, é resgatar uma brincadeira muito praticada nas décadas de 70 e 80 e promover a confraternização entre as pessoas.

O QUE É

Segundo relatos o BETS (chamado também de: Bete-Ombro, Bete, Bet’s, Betcha, Becha ou até então de Bets Lombo e Taco) surgiu de uma adaptação do baseball. Dizem também que o jogo foi inventado por jangadeiros do Brasil durante o século XIX, com os seus remos eles criaram o tal jogo e assim foi a forma deles se divertirem. Hoje em dia a brincadeira se popularizou por várias partes do mundo. O jogo também é praticado na Inglaterra, e assim eles apelidaram lá de Bets para homenagear a rainha Elizabeth. Outros dizem que o nome veio pois antes no jogo rolava até apostas, que no inglês é bets. O BETS se tornou um jogo que todos conhecem e independente da idade jogam ou ja jogaram esse jogo divertido e de habilidade.

O funcionamento do jogo ocorre da seguinte forma, são duas equipes de duas pessoas cada que ficam uma pessoa de cada equipe de cada lado da “quadra” (geralmente rua), ou seja de cada lado fica duas pessoas, um integrante de cada equipe. Aí tem a equipe que fica com os bets (tacos) na mão, e a equipe que fica com a bolinha na mão, onde o objetivo dos que estão com a bolinha é arremessa-la na casinha (latinha) do outro lado para derrubar, e o objetivo de quem esta com os tacos é assertar a bolinha para rebatela para longe para correr (bater bets) e assim fazer pontos. Quando o arremessador de bolinha acerta a casinha mudam-se as coisas, quem estava com os bets passa a arremessar a bolinha e quem arremessava a bolinha passa a rebater com os bets.

Coisas para poder se iniciar o jogo: 4 Jogadores que gostam de correr; 1 bolinha de tênis, uma área bem grande para jogar, 2 tacos, remos, pedaços de pau, sei la, 2 garrafas pets ou 2 latas de azeite ou alguma coisa que fique parado de pé e caia quando dar uma bolada.

Leia Também

Últimas Notícias