quinta, 18 de abril de 2024
Natureza

UFSCar promove passeio ciclístico e visita noturna no Cerrado

14 Nov 2018 - 07h59Por Redação
UFSCar promove passeio ciclístico e visita noturna no Cerrado - Crédito: Trilha da Natureza/UFSCar Crédito: Trilha da Natureza/UFSCar

Neste sábado, dia 17 de novembro, o Projeto "Visitas orientadas à trilha da natureza" da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) promoverá um passeio ciclístico pela área de Cerrado, que faz parte da extensão do campus sede da Instituição. Na ocasião, os ciclistas terão a oportunidade de vivenciar de forma diferenciada este rico bioma, pois serão acompanhados por monitores que atuarão como facilitadores da visita.

Há 25 vagas disponíveis, que serão preenchidas por ordem de inscrição. A atividade terá início às 16 horas, com duração aproximada de duas horas e intensidade leve a moderada. Serão percorridos cerca de 5 km, incluindo o trajeto entre o local de encontro, a travessia e o retorno. Para a atividade, recomenda-se usar protetor solar, repelente de insetos, equipamentos de segurança (capacete e luzes na bicicleta) e levar água.

VISITA NOTURNA

Já no próximo dia 23 de novembro, será realizada mais uma visita noturna ao Cerrado, na qual os visitantes terão a oportunidade de experimentar a beleza e as diferentes sensações que o ambiente proporciona durante a noite. O limite de participação é de 40 pessoas, e as vagas também serão preenchidas por ordem de inscrição. A atividade terá início às 18h30, com duração aproximada de duas horas e meia; para participar é necessário estar de calças compridas e sapatos fechados. Recomenda-se o uso de repelente de insetos, além de levar lanterna e água.

INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES

As duas atividades são gratuitas e abertas à comunidade. O local de encontro é o Departamento de Apoio à Educação Ambiental (DeAEA), junto ao Departamento de Gestão de Resíduos (DeGR), localizado na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar. As inscrições devem ser realizadas pelo e-mail trilhadanatureza@gmail.com. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail ou pelos telefones (16) 3351-3771 ou (16) 3306-6462.

O Projeto "Visitas orientadas à trilha da natureza" está vinculado ao DeAEA, da Secretaria Geral de Gestão Ambiental e Sustentabilidade (SGAS), e ao Departamento de Ciências Ambientais (DCAm), todos da UFSCar, em parceria com o Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da Universidade de São Paulo (USP).

Leia Também

Últimas Notícias