sexta, 19 de abril de 2024
Produção literária

UFSCar promove 21ª edição do Encontro de Poetas

Evento no próximo sábado reunirá poetas amadores e profissionais e terá a participação de crianças declamando poesias

21 Mar 2018 - 04h52Por Redação
Encontro reúne poetas amadores e profissionais anualmente - Crédito: Nalu FernandesEncontro reúne poetas amadores e profissionais anualmente - Crédito: Nalu Fernandes

No próximo sábado, 24, a Biblioteca Comunitária (BCo) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realiza o tradicional Encontro de Poetas de São Carlos e Região, que está em sua 21ª edição. O objetivo do evento - que acontece em comemoração ao Dia Nacional da Poesia, celebrado em 14 de março - é incentivar a produção literária e promover o encontro e a troca de experiências entre autores de diferentes idades, amadores e profissionais. A ideia também é oferecer um momento para declamações de poesias, que podem ser de autoria própria ou de autores consagrados.

Neste ano, o Encontro de Poetas apresenta um diferencial: a declamação de poemas por crianças do quarto ano do Ensino Fundamental de duas escolas - a Escola Municipal de Educação Básica Professor Antonio Stella Moruzzi e o Colégio Cecília Meireles, de São Carlos.

A proposta de agregar a participação das crianças é fruto de uma parceria da BCo com o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) Hymenoptera Parasitoides (Hympar), coordenado pela professora Angélica Maria Penteado-Dias, do Departamento de Ecologia e Biologia Evolutiva (DEBE) da UFSCar. Nas últimas semanas, os alunos desses colégios participaram de palestras e oficinas ministradas por pesquisadoras - Sonia Zampieron, da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEM) e integrante do Hympar; Luzia Figueiredo Camargo, do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Biologia Evolutiva (PPGERN) da UFSCar; Carolina de Almeida Caetano, mestre em Ecologia pela Universidade de São Paulo (USP); e Janaina Miranda, aluna de Iniciação Científica do DEBE - sobre ciência, especificamente sobre o papel das vespas na natureza.

"Nosso objetivo foi levar o conhecimento em linguagem simples e lógica, sem criar fantasias. Divulgamos aos alunos informações sobre a importância da preservação do nosso planeta, de forma a garantir a manutenção de espécies importantes como as vespas parasitóides, que auxiliam no equilíbrio de populações de outras espécies", explica Penteado-Dias.

Além disso, os jovens estudantes tiveram contato com a poetisa Rosemeire Curilla, que os ensinou a elaborar poemas sobre a temática selecionada. "O intuito foi justamente unir literatura e ciência em atividades lúdicas. Com informações sobre as vespas e a criatividade aguçada, eles foram estimulados a criar livremente seus próprios poemas. O resultado final será conhecido durante o Encontro de Poetas na UFSCar e, com certeza, será surpreendente", afirma Lígia Maria Silva e Sousa, bibliotecária do Departamento de Ação Cultural (DeAC) da BCo.

Também de acordo com a bibliotecária, "essa é uma maneira diferente de realizar divulgação científica, sobretudo junto ao público infantil. É uma forma prática de sairmos de uma área convencional de atuação da Biblioteca - a literatura - e partimos para atividades mais culturais e transdisciplinares, cumprindo assim com os papéis comunitários e sociais da BCo", enfatiza ela.

Na opinião da professora Angélica Penteado-Dias, promover a divulgação da ciência junto ao público infantil auxilia no estímulo à busca e à prática do próprio conhecimento científico. "Esse tipo de atividade contribui para a formação de pensamentos que valorizam as verdades da natureza, tentando compreendê-la de modo a ajudar na sua preservação. Também nos ajuda a formar recursos humanos que possam colaborar na disseminação dos resultados atingidos em nossas pesquisas", finaliza a docente.

O 21º Encontro de Poetas acontece das 10 às 12 horas, no piso 2 da BCo, localizada na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar. A atividade é gratuita, aberta ao público e sem necessidade de inscrição prévia. Mais informações estão disponíveis no Facebook (http://bit.ly/2DFDHY7) e dúvidas podem ser esclarecidas com o DeAC pelo telefone (16) 3351-8275.

Leia Também

Últimas Notícias