sexta, 19 de abril de 2024
“Por uma América Latina Mais Ativa!”

Sesc promove a Semana Move; em São Carlos várias atividades gratuitas

19 Set 2018 - 13h17Por Redação
Sesc promove a Semana Move; em São Carlos várias atividades gratuitas - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Já consolidada como um dos principais movimentos nacionais no combate ao sedentarismo, a Semana MOVE chega à sua 6ª edição e reúne centenas de atividades físico-esportivas gratuitas, entre os dias 22 e 30 de setembro, em todo o estado de São Paulo.

O evento realizado pelo Sesc São Paulo oferecerá programações em todas as unidades do estado, com aulas abertas, vivências, oficinas, bate-papos, apresentações esportivas, passeios ciclísticos, corridas, além de organizar diversas atividades em espaços públicos para que as pessoas de todas as idades possam conhecer e encontrar a modalidade esportiva ou atividade física de sua preferência e incluir em sua rotina. A programação contará com a participação de ídolos do esporte nacional de várias gerações. Em São Carlos, está programada diversas atividades gratuitas

MOVEDORES

 Além do Sesc SP, a Semana MOVE tem o apoio dos chamados Movedores – empresas, instituições e pessoas que buscam ampliar a quantidade de brasileiros que praticam atividades físico-esportivas. A ideia é estimular a descoberta do prazer na prática regular de esportes e atividades físicas. Lista completa de movedores abaixo.

Neste ano a Semana MOVE traz como mensagem “Por uma América Latina Mais Ativa!” e conta com a participação de 16 países do continente. Esta adesão de países latino-americanos teve início em 2015, por conta do apoio da ISCA – International Sports and Culture Association. O evento ganhou o nome de Semana Muévela e se expandiu também para países como Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela, ampliando e fortalecendo a rede de parceiros para reverter os quadros de sedentarismo mundial.

PESQUISA

Estudo liderado por pesquisadores da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgado no início de setembro deste ano, apontou que um em cada 4 adultos no mundo não é praticante de atividades físicas. No Brasil, o cenário é preocupante: o país é o quinto colocado no ranking do sedentarismo entre os 168 países pesquisados. 47% da população brasileira não pratica nenhuma atividade física.

Entre os homens no Brasil, o índice é de 40,4% de sedentários, enquanto as mulheres representam 53,3%. Além de estar em quinto lugar, o país ainda está no grupo dos que registraram aumento de 5% nessa tendência desde 2001.

Para o Diretor do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda, “a Semana MOVE representa uma das principais ações institucionais no combate ao sedentarismo. Ela vem se consolidando como importante iniciativa para tornar a população brasileira mais ativa, ampliando, assim, o interesse das pessoas pelas práticas físico-esportivas e promovendo o acesso ao lazer aos nossos frequentadores e à comunidade em geral”.

"Buscamos cada vez mais sensibilizar as pessoas para adoção da prática regular de esportes e atividades físicas e mobilizamos uma rede de instituições parceiras que, como nós, acreditam na importância de mudar esse quadro de sedentarismo no mundo", declara Maria Luiza Souza Dias, Gerente de Desenvolvimento Físico-Esportivo do Sesc São Paulo.

Desde a sua primeira edição, em 2013, a Semana MOVE já mobilizou cerca de 800 cidades, totalizando a participação de mais de 8 milhões de pessoas que buscam sair do sedentarismo, em mais de 20 mil atividades oferecidas.

PROGRAMAÇÃO SEMANA MOVE

Intervenção

PoeirArte - Pedalando traços

Com Rafael Zafalon

O que reservam uma parede preta e giz? Arte impermanente! O Espaço de Tecnologias e Artes apresenta o projeto PoeirARTE, no qual uma de suas paredes é ocupada por desenhos a giz de artistas com diferentes estilos. Trazendo referências da animação "Bicicletas de Belleville" e dos grafites de Kaith Hering, no metrô de Londres, a proposta do artista é estabelecer um diálogo com o público na busca por colocar as pessoas em movimento.

Trabalho em processo: de 20/9 (quinta) a 23/9 (domingo), das 14h às 17h.

Exposição: de 25/9 a 28/10. Terça a sexta, das 13h30 às 21h30.

Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h.

Espaço de tecnologias e artes. Livre

Aulas abertas

Hidrobike

Com Instrutores do Sesc

Aulas abertas de hidroginástica que utilizam as Hidrobikes - bicicletas estacionárias dentro da água como recurso.

De 22 a 30, sábados e domingos, às 11h.

Piscina aquecida. GRÁTIS. 15 vagas. Inscrições no local e horário da atividade. Obrigatório Credencial do Sesc e exame dermatológico válido. Vagas limitadas. 12 anos

Ocupação

Vem pedalar

Dia de experimentar bicicleta de equilíbrio, transpor percursos e se divertir. Adultos e crianças terão a oportunidade de fazer exercícios, pedalando e brincando e assistindo a uma apresentação de BMX.             Dia 23, domingo, às 10h.

Quadra de tênis. GRÁTIS. Lugares limitados. 3 anos

Ciclo Sesc

Com instrutores do Sesc

Aulas abertas que utilizam as bicicletas estacionárias como recurso.

De 25 a 28, terça a sexta, às 8h, 15h30, 17h30 e 19h30.                                                                                                Galpão. GRÁTIS. 10 vagas. Inscrições no local e horário da atividade. Vagas limitadas. 12 anos

Intervenção

Bikeconto

A proposta é oferecer ao usuário uma obra literária em áudio instalado em uma Bike adaptada com equipamento de geração de energia elétrica (dínamo). O espectador se torna ouvinte e a "bicicleta" um contador de história propiciando um mergulho no mágico literário.

De 25 a 28, terça a sexta.

Atividade externa. GRÁTIS.

25 e 26, terça e quarta – Santa Casa de Misericórdia de São Carlos

27 e 28, quinta e sexta – Hospital Universitário UFSCar - EBSERH

Oficina

SOS Bike

Com Maurício Belmonte e Andréia Cordeiro

Aprenda a realizar uma manutenção básica na sua bicicleta como ajustes de marchas, limpeza e lubrificação e ainda reparos em câmaras de ar. Atividades realizadas em parcerias com Instituições cadastradas no Programa Mesa Brasil.

De 25 a 28, terça a sexta, às 14h30.

GRÁTIS. 15 vagas. Somente para inscritos a partir de seleção prévia. 12 anos

Encontro

Vai de quê?

Com Beto Ambrósio

Dia 26, quarta, às 19h30.

Teatro. GRÁTIS. Retirada limitada a 2 ingressos por pessoa, com 1h de antecedência. 16 anos

Vivência

Galpão esportivo - Balance bikes e BMX

Com SP Hawks

Vivências e experimentações lúdicas em esportes. Venha conhecer mais sobre algumas modalidades esportivas e desenvolver habilidades motoras básicas de forma lúdica e divertida.                                               Dias 29 e 30, sábado e domingo, às 15h30.                                                                                                                Galpão. GRÁTIS. Lugares limitados. 6 anos

Aula aberta

Encontro esportivo PSE - BMX     

Vivência de manobras da modalidade de forma lúdica e divertida, que vão desde as mais simples até as mais elaboradas.                                                                                                                                  

Com SP Hawks                                                                                                                                                       

Dia 30, domingo, às 10h

Ginásio de eventos. GRÁTIS. Somente para inscritos no programa. 6 anos

Leia Também

Últimas Notícias