sexta, 29 de março de 2024
Solidariedade

Recital Beneficente lotou Teatro Municipal e arrecadou centenas de produtos

20 Set 2018 - 16h58Por Redação
Recital Beneficente lotou Teatro Municipal e arrecadou centenas de produtos - Crédito: Andrea Castro Crédito: Andrea Castro

Casa cheia, boa música, delicadeza e generosidade marcaram o Recital Beneficente “Música em Coletividade”, realizado na noite do dia 19 de setembro, no Teatro Municipal “Dr. Alderico Vieira Perdigão”. A ação, uma parceria entre a Unimed São Carlos e as musicistas Ana Beatriz Marcondes Marra e Araceli Hackbarth, arrecadou centenas de itens que serão entregues às entidades que atendem idosos no município.

Cerca de 50 músicos, amadores e profissionais, com idades entre 4 e 72 anos, subiram ao palco para maravilhar o público, que apreciou clássicos da música ao som de pianos e violino, como Minueto em Lá maior (L. Bocherinni), Por Una Cabeza (C. Gardel), Melodie (E. Kronke), Minueto da Suite francesa n.3 (J. S. Bach) e Midnight Rider (arranjo para 10 pianistas e 10 violinos, de Ana Beatriz Marra e Araceli Hackbarth).

Entre os momentos mais marcantes da noite, a apresentação das crianças, que encantou a plateia, e o “gran finale”, quando todos os musicistas subiram ao palco para tocar as variações sobre “Brilha Brilha Estrelinha”, de Johann Christian Friedrich Bach.

“Trouxemos um repertório variado que pôde mostrar a beleza e a potencialidade do piano e do violino. O trabalho foi exaustivo, pois escrevemos a maioria dos arranjos e tivemos muitos ensaios para que tudo se acertasse. O resultado foi recompensador, principalmente para quem estava em cima do palco: fazer música em conjunto é uma experiência que todos deveriam vivenciar!”, conta a pianista Ana Beatriz, uma das organizadoras do Recital. 

A violinista Araceli, que também esteve na organização, comemora o sucesso do evento: “A música vem do coração e ao coração se dirige, já dizia Beethoven. Um coração generoso, que divide não só sua música com os outros, mas o faz por uma questão social maior, como este concerto beneficente, só pode transformar o mundo.  Sinto que tivemos grande sucesso. Não apenas musical, mas também no campo das interações. Todos nós saímos mais fortalecidos e com aquela sensação de dever cumprido. Obrigada Unimed São Carlos por nos ajudar a cumprir nossa missão de agentes divulgadores da nobre arte!”

Para o médico Ivan Linjardi, diretor administrativo da Unimed São Carlos, a noite foi inesquecível: “A música tem sido estudada como poderosa aliada no tratamento de diversas doenças com resultados expressivos. Ela cuida da nossa alma, trazendo calma e emocionando. Já a caridade traz satisfação tanto aos que a praticam, quanto a quem a recebe. Essa noite, tivemos a oportunidade de ajudar ao próximo e ouvir boa música. Em nome da Unimed São Carlos, quero agradecer às musicistas pelo empenho e dedicação no preparo do Recital de hoje, pela oportunidade dessa parceria. Estamos muito felizes em contribuir a esse projeto. Agradecemos a cada músico e a cada um veio prestigiar uma ação tão bacana”.

Responsabilidade social e ações culturais estarão cada vez mais presente nas ações da Unimed São Carlos, como conta o diretor-presidente da cooperativa, o médico Daniel Canedo: “Precisamos nos aproximar da comunidade e de eventos que agreguem valor cultural e social. Hoje, conseguimos reunir essas frentes em um belo recital. Espero que todos tenham apreciado o evento, afinal, é uma oportunidade diferenciada”.

DOAÇÕES

O evento arrecadou 75 pacotes de fraldas geriátricas, mais de 90 embalagens de leite integral em pó, dezenas de caixas de luvas de procedimento, além de itens de higiene e alimentos não perecíveis. Todos os produtos serão repassados ao Abrigo de Idosos Helena Dornfeld e Cantinho Fraterno Dona Maria Jacinta.

Para a diretora do Abrigo Helena Dornfeld, Malu Brito, são ações como o Recital que contribuem para que o atendimento continue: “O abrigo tem hoje 49 assistidos. Se não fossem pessoas que pensam como a Unimed São Carlos e as musicistas, contribuindo conosco, já teríamos fechado há muito tempo. Ainda bem existe quem contribui, como esse recital, para que nosso trabalho fique cada vez mais forte”.

Representando o Cantinho Fraterno, a assistente social, Ítala Adam, também agradece a ação do evento: “Nossos 42 assistidos dependem muito da ajuda da população. Faço minhas as palavras da Malu! Que sorte a nossa termos quem se lembra em ajudar àqueles que mais precisam”.

Leia Também

Últimas Notícias