quinta, 28 de março de 2024
Show no Municipal

Proveta, um dos grandes instrumentistas do Brasil, é convidado da Orquestra Experimental da UFSCar

24 Mai 2018 - 07h22Por Redação
Proveta, um dos grandes instrumentistas do Brasil, é convidado da Orquestra Experimental da UFSCar - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

No dia 26 de maio, o músico, arranjador e compositor Nailor Azevedo, o Proveta, será o convidado solista especial da Orquestra Experimental da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Com um repertório de músicas brasileiras de diferentes ritmos e estilos, entre elas canções de Djavan, Tom Jobim e Milton Nascimento, o concerto, que é gratuito, começa às 8 horas da noite, no Teatro Municipal de São Carlos.
A professora Carolina Joly, do Departamento de Artes e Comunicação (DAC) da UFSCar e regente da Orquestra, conta que os instrumentistas estão muito animados por poder tocar com Proveta. "O Nailor é uma referência musical que todos conhecem e um artista muito generoso por vir dividir o que ele sabe bem. Os ensaios estão deliciosos e o público vai poder conferir isso ao vivo. Vamos levar um pouco do Brasil para o palco", garante a regente.
O mesmo espetáculo será apresentado para alunos das escolas da rede pública de São Carlos, no dia 25, também no Teatro Municipal. Para o instrumentista, o convite chegou de uma maneira muito especial. "É um presente, pois vou poder tocar com esses músicos para crianças no dia do meu aniversário de 57 anos. Fico muito feliz por estar tocando da maneira como eu sempre quis. A música dá vida para a gente. Vim dividir minha experiência com alguns arranjos que eu preparei de forma carinhosa. É uma mesa farta de sabores brasileiros musicais. As crianças vão sentir esse gosto. Tem tudo para ser uma festa maravilhosa", afirma Proveta.
O músico ocupa um lugar de destaque na galeria dos principais artistas do Brasil. Ele aprendeu as notas musicais antes das letras do alfabeto. Aos 6 anos de idade já tocava clarinete em sua cidade natal, Leme, no interior de São Paulo. Depois, passou a tocar em bailes, com seu pai, o tecladista e acordeonista Geraldo Azevedo, e em outros grupos musicais da região. Mudou-se para São Paulo e, aos 16 anos de idade, integrava a orquestra do Maestro Sylvio Mazzucca, famosa em todo o Brasil. Hoje, é líder da banda Mantiqueira, indicada ao Grammy Latino e vencedora do Prêmio da Música Brasileira. O músico já acompanhou alguns dos principais artistas do Brasil, como Gal Costa, Edu Lobo, Raul Seixas, Guinga, César Camargo Mariano, Yamandu Costa, dentre outros. Além de grandes nomes internacionais.
Por sua vez, a Orquestra Experimental da UFSCar é conhecida pela descontração e alegria de seus participantes, por seu repertório diversificado e pela formação instrumental diferenciada, que agrega instrumentos convencionais a outros mais populares. Cerca de 100 músicos de diversas idades, de São Carlos e região, além de alunos, professores e outros funcionários da UFSCar integram o conjunto. Ao longo de seus 27 anos de história, já recebeu mais de 500 músicos amadores e profissionais, tocou com artistas consagrados e realizou aproximadamente 30 concertos anuais em diferentes cidades, levando música para teatros, praças, ruas, escolas, fábricas, estádios, centros comunitários e igrejas.
Os ingressos para o concerto "Orquestra Experimental da UFSCar convida Proveta", no dia 26 de maio, podem ser retirados de graça a partir das 14 horas do dia da apresentação. O Teatro Municipal de São Carlos está na Rua 7 de Setembro, nº 1735, no Centro. Mais informações em www.orquestraufscar.com.br.

Leia Também

Últimas Notícias