quinta, 28 de março de 2024
Aberto ao público

Orquestra Experimental da UFSCar realiza Concerto de Natal no dia 3 de dezembro

27 Nov 2018 - 16h40Por Redação
Orquestra Experimental da UFSCar realiza Concerto de Natal no dia 3 de dezembro - Crédito: FAI/UFSCar Crédito: FAI/UFSCar

Na próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro, acontece na Biblioteca Comunitária (BCo) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) o Concerto de Natal da Orquestra Experimental da Universidade, regida pela professora Maria Carolina Leme Joly, do Departamento de Artes e Comunicação (DAC), e Lucas Joly. Com mais de 100 músicos - entre membros da própria Instituição e da comunidade externa -, a Orquestra Experimental é um laboratório vivo, um espaço para o estudo de variações musicais, e faz uso de instrumentos incomuns nas orquestras convencionais. O repertório incluirá músicas tradicionais de Natal e canções populares da cultura brasileira. A ideia é levar alegria e emoção ao público.

A abertura do evento terá a estreia da Orquestra Experimentando, um projeto comunitário de prática instrumental que teve início em outubro de 2018 e reúne pessoas com interesse em música, a partir dos sete anos de idade. A iniciativa é dos alunos do curso de Licenciatura em Música da UFSCar, junto com a professora Maria Carolina Joly, e tem como objetivo propiciar a prática instrumental em conjunto; a aprendizagem de flauta doce, xilofone e pequena percussão; e o ensino básico de Teoria Musical. Na ocasião, também haverá a apresentação da Orquestra Doce de Flautas, projeto de ensino de flauta doce pelo método Suzuki, regida por Ilza Zenker Leme Joly, docente aposentada da UFSCar.

O Concerto de Natal é um projeto de extensão da BCo, com o intuito de integrar a comunidade acadêmica e a população de São Carlos e região. O evento é gratuito, aberto a todas as pessoas interessadas e tem início às 20 horas no saguão da BCo, localizada na área Norte do Campus São Carlos. A organização pede ao público a contribuição de um quilo de alimento não perecível ou de um brinquedo para a campanha "Faça uma criança feliz", coordenada pelo servidor Luiz Bertolo, da Prefeitura Universitária (PU) da UFSCar. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3351-8747. Dados sobre a Orquestra Experimental estão disponíveis em www.orquestraufscar.com.br.

Leia Também

Últimas Notícias