sexta, 29 de março de 2024
Atividades gratuitas

Durante uma Semana, “Brincar de Corpo e Alma”, no Sesc São Carlos

Voltada para crianças e bebês de 0 a 6 anos, e seus adultos de referência, a programação também dá destaque ao Espaço de Brinca

17 Mai 2018 - 07h00Por Redação
Semana Mundial do Brincar busca a construção e proteção do brincar como fundamento da expressão genuína da criança - Crédito: DivulgaçãoSemana Mundial do Brincar busca a construção e proteção do brincar como fundamento da expressão genuína da criança - Crédito: Divulgação

De 20 a 28 de maio, o Sesc São Paulo realiza a Semana Mundial do Brincar. Idealizado pela Aliança Pela Infância, o evento acontece em todas as unidades do Sesc e este ano tem como tema “Brincar de Corpo e Alma”.

Desta forma, muitas atividades gratuitas foram programadas para a unidade de São Carlos, localizada na Avenida Comendador Alfredo Maffei.

Serão centenas de atividades, entre vivências, oficinas, bate-papos, encontros, cursos, aulas abertas, contação de histórias, saraus, recreações, intervenções artísticas, performances, espetáculos e instalações. Tudo para que os adultos possam refletir sobre o tema e junto com as crianças sentir no corpo as possibilidades lúdicas de explorar o mundo: pular, correr, batucar, desenhar, cantar, imitar, enfim, brincar.

Voltada para crianças e bebês de 0 a 6 anos, e seus adultos de referência, a programação também dá destaque ao Espaço de Brincar, programa do Sesc São Paulo que promove a valorização do brincar construído pela criança e insere novas provocações para ampliar seu repertório cultural, com ações sobre o universo da Primeira Infância, além de espaços físicos pensados para esse público.

Promovida no Brasil desde 2009 pela Aliança pela Infância, a Semana Mundial do Brincar busca a construção e proteção do brincar como fundamento da expressão genuína da criança, e conta com a participação do Sesc São Paulo desde 2013 em uma parceria que fortalece a brincadeira como elemento fundamental do universo da infância, além de provocar reflexões sobre o tema.

PROGRAMAÇÃO EM SÃO CARLOS

Vivências

Pequenos experimentos - Outro eu, outro você
Com instrutoras infantojuvenis do Sesc
Imagens capturadas dos frequentadores do Espaço de Brincar e impressas em papel ganham toques de cor e humor por meio de intervenções como colagem e desenho.
De 2 a 30, quartas, das 16h30 às 18h.
Espaço de brincar. GRÁTIS. Inscrições no local e horário da atividade. Vagas limitadas.
Bambolear
Com Camila Pasquini, artista circense
Vivência que  propõe diversas experimentações lúdicas com bambolê, como foco na manipulação, brincadeira e movimentação das crianças pequenas.
Dias 6 e 13, domingos, das 10h30 às 12h.
Dias 22 e 25, terça e sexta, das 16h às 17h30.
Espaço de brincar. GRÁTIS. Inscrições no local e horário da atividade. Vagas limitadas.
Livre

Desenhança
Com instrutoras infantojuvenis do Sesc
É possível dançar um ponto? Um risco? Como os elementos presentes na linguagem gráfica podem mobilizar o nosso corpo? Que movimentos eles nos sugerem? A vivência explora possíveis composições e diálogos entre a dança e o desenho.
Para crianças com até 6 anos e seus adultos de referência.
Dia 19, sábado, das 14h às 16h.
Sala de atividades corporais. GRÁTIS. Inscrições no local e horário da atividade. Vagas limitadas.
Oficinas
Intervenção em livros

Com Gabriela Loreti
Realização de intervenções em livros usados que apresentam pequenos danos, como rasgos, presença de fitas adesivas, descolamento de capas. Por meio de técnicas simples, os participantes aprendem sobre pequenos reparos que ajudam a melhorar a conservação de livros.
Dia 20, domingo, das 10h30 às 13h30.
Galpão. GRÁTIS. Inscrições no local e horário da atividade. Vagas limitadas.
Tem madeira? É brincadeira!
Com instrutores infantojuvenis do Sesc
A natureza sempre é fonte de imaginação e brincadeira. Ela nos inspira a criar com suas formas, texturas, cores e cheiros. Nesta oficina é possível experimentar alguns processos básicos da marcenaria e construir um brinquedo com pequenos troncos e galhos. Para crianças de 2 a 6 anos acompanhadas por um adulto de referência.
Dia 20, domingo, das 10h30 às 13h30.
Galpão. GRÁTIS. Inscrições no local e horário da atividade. Vagas limitadas. Livre
Consertos e reparos de brinquedos
Com a Cia Eureka
Aqui você traz seu brinquedo para avaliação, pequenos reparos e consertos simples. Será consertado um brinquedo por pessoa. Eletrônicos e objetos que necessitam de troca de circuito integrado não serão consertados.
Dia 20, domingo, das 10h30 às 13h30.
Galpão. GRÁTIS. Inscrições no local e horário da atividade. Vagas limitadas. Livre

Encontro
Troca no quintal
Feira de trocas de brinquedos e livros
Sabe aquele brinquedo bacana que rendeu muita diversão, mas agora está num cantinho da casa, parado? Que tal compartilhar a sua história com outras crianças e trocá-lo por outra coisa, cheia de novas possibilidades? Vamos construir juntos uma Feira de Trocas de Brinquedos e Livros, um espaço para conhecer novos amigos e compartilhar brincadeiras, lembranças e histórias.
Funciona assim: todas as crianças estão convidadas a trazer brinquedos e livros em bom estado para que possam trocar entre si. Aqui o valor de um brinquedo é menos monetário e mais afetivo: está na história que ele carrega, no quanto ele é novo e diferente para alguém, nas amizades que ele pode proporcionar. As escolhas e trocas ficam por conta das crianças, aos adultos cabe o papel de incentivar a autonomia, socialização e protagonismo delas. Vamos trocar?
Os participantes podem trazer livros, gibis, quadrinhos, brinquedos e também um tecido ou canga para a exposição dos seus objetos.

Dia 20, domingo, das 10h30 às 13h.
Quintal. GRÁTIS. Inscrições no local e horário da atividade. Vagas limitadas. Livre
Exibição

Terreiros do brincar
Brasil. 2017. Cor. Download. Dir.: David Reeks e Renata Meirelles. Dur.: 52 min. Documentário.
O filme retrata a participação de crianças em vários grupos de manifestações populares em quatro estados brasileiros, e a sua relação com um brincar coletivo, intergeracional e sagrado.
Dia 22, terça, às 19h30.
Teatro. GRÁTIS. Retirada limitada a 2 ingressos por pessoa, com 1h de antecedência. Livre
269 lugares

Oficina
Desenhança para educadores
Com instrutoras infantojuvenis do Sesc
É possível dançar um ponto? Um risco? Como os elementos presentes na linguagem gráfica podem mobilizar o nosso corpo? Vivência voltada a educadores e educadoras, com foco nos diálogos entre a dança e o desenho.
Dia 24, quinta, das 19h às 21h.
Sala multiuso. GRÁTIS. Inscrições na Central de atendimento. Vagas limitadas. 18 anos
Vivência
As dansadeiras
Com Cristiane Santos, Suellen Ribeiro e Rayra Maciel
Surge daqui, espia dali e aparece aqui! Duas meninas, as bonecas dansadeiras, surgem para brincar danças da nossa terra. Pés ligeiros para o frevo, caboclinhos, maracatus e cirandas. Neste encontro fabuloso crianças e adultos de referência participam dos jogos de dança e desafios musicais.
Dia 26, sábado, das 14h às 15h30.
Espaço de brincar. GRÁTIS. Inscrições no local e horário da atividade. Vagas limitadas. Livre
Vivência
Baile das garatujas dançantes
Com Cristiane Santos, Suellen Ribeiro e Rayra Maciel
Deslizar, rolar, pressionar, escorregar, pular, cair, experimentar por meio de cores, riscos e rabiscos: mãos e pés que ao dançar desenham e ao desenhar dançam. Baile das Garatujas Dançantes é um convite para que crianças e seus adultos de referência brinquem, se movimentem e criem juntos.
Dia 27, domingo, das 10h30 às 12h.
Espaço de brincar. GRÁTIS. Inscrições no local e horário da atividade. Vagas limitadas. Livre
SERVIÇO:

Sesc na Semana Mundial do Brincar 2018 – Brincar de Corpo e Alma

De 20 a 28 de maio de 2018.

GRÁTIS.

Classificação indicativa: Livre

Programação completa: https://www.sescsp.org.br/semanamundialdobrincar

Leia Também

Últimas Notícias