quarta, 24 de abril de 2024
Entretenimento

Democrático, Sesc Verão começa em São Carlos

05 Jan 2017 - 15h35Por Redação
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

A prática esportiva democrática como possibilidade de educação e de melhoria da qualidade de vida em todas as faixas etárias. É com este intuito que o Sesc São Paulo abre 2017 com a 22ª edição doSesc Verão,convidando a população a incluir o esporte na sua rotina diária. São Carlos está inclusa no programa. 

Para tanto, entre 7 de janeiro e 28 de fevereiro, a rede de unidades do Sesc na capital, Grande São Paulo, interior e litoral do estado disponibilizará cerca de 2 mil atividades, para provocar a experimentação de diversas modalidades esportivas, sensibilizando para a importância da prática por toda a vida.

O público terá à disposição um variado leque de atividades para ampliar suas possibilidades de prática esportiva tais como vivências comimportantes nomes do esporte nacional, aulas abertas, apresentações esportivas, exposições, encontros e torneios, planejadas para todas as faixas etárias, em ambientes que favorecem a socialização e participação de todos. 

Para o Diretor Regional do Sesc SP, Danilo Santos de Miranda, "a proposta é tornar o Esporte cada vez mais democrático, possível e acessível para todas as pessoas, independente da idade, nível de habilidade ou objetivos pessoais. Um esporte que prima pelo desenvolvimento pessoal e social, capaz de desencadear bem-estar e qualidade de vida".

PESQUISA

Uma importante novidade que norteou a elaboração da programação desta edição do Sesc Verão foi a pesquisa realizada em 2015 junto aos frequentadores das Unidades do Sesc em São Paulo. O levantamento apurou os hábitos de cultura e lazer dos entrevistados, sobretudo na prática esportiva.

A pesquisa foi realizada pelo Cedec - Centro de Estudos Contemporâneos e pelo NAU - Núcleo de AntropologiaUrbana da USP, ouvindo 3.181 frequentadores, que apontaram seus interesses esportivos e a identificação do Sesc como opção de lazer e cultura para a família, sobretudo no período de férias. Os resultados ressaltaram a programação diversificada do Sesc Verão como possibilidade de novas vivências, contato entre grupos e ampliação das experiências relacionadas ao esporte e às práticas corporais.

Desta maneira, com base nesta investigação, cada uma das unidades do estado escolheu um tema relacionado ao esporte e construiu a sua programação, considerando as expectativas e demandas de cada local, sempre tendo como destaque os valores e princípios do Esporte no Sesc: o prazer pela prática, a participação, a inclusão e a busca por uma melhor qualidade de vida.

"A programação desenvolvida nesta edição tem como objetivo explorar as diversas possibilidades de se praticar Esporte, com um recorte especial para as modalidades desenvolvidas no Programa Sesc de Esportes, que acontece  ao longo do ano nas Unidades. A ideia é que as pessoas conheçam o esporte promovido pelo Sesc e passem a frequentar as atividades de forma regular", afirma Maria Luiza Souza Dias, gerente de Desenvolvimento Físico-Esportivo do Sesc São Paulo e responsável pelos Projetos em nível regional.

PROGRAMAÇÃO SESC SÃO CARLOS

Experimente, aprenda e pratique!

Nos meses de janeiro e fevereiro, o Sesc apresenta uma programação esportiva para quem quer vivenciar diferentes modalidades esportivas; aprender fundamentos básicos dos esportes com os quais mais se identifica e aprimorar suas habilidades praticando regularmente seu desporto preferido. Não importa a sua idade nem se você é craque ou não em algum esporte: venha se mexer com a gente.

ABERTURA

Bate-papo e clínica

Tênis de mesa

Com o atleta Hugo Hoyama e Ligia Silva

Ao atletas Hugo Hoyama, um dos grandes nomes nacionais da modalidade, com 6 participações em Jogos Olímpicos e técnico da Seleção Brasileira Feminina, e Ligia Silva, atleta da seleção brasileira de tênis de mesa, que participou de 3 jogos Olímpicos, conversam sobre a modalidade e desafiam o público no tênis de mesa.

Dia 7, sábado, das 15h às 18h.

Galpão. GRÁTIS. Retirada de ingressos no dia da atividade. Livre

Vivências

Miniesportes

Com instrutores do Sesc

Atividades que propiciam o contato dos participantes com modalidades esportivas como o vôlei, basquete, futebol e tênis, praticados em espaços com dimensões adaptadas.

Dias 7 e 8, sábado e domingo, das 13h às 18h.

Quadra externa. GRÁTIS. Livre

Ginástica rítmica

Com atletas da Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica

A ginástica rítmica combina diversos elementos da dança e da ginástica, realizados de maneira harmônica com ritmo e o manejo dos aparelhos próprios desta modalidade olímpica, que são a corda, o arco, a bola, as maças e a fita. Conheça e experimente cada um deles.

Dia 8, domingo, das 14h30 às 16h.

Ginásio de eventos. GRÁTIS. Atividade não recomendada para menores de 4 anos.

Inscrições no horário e local da atividade. Vagas limitadas.

Apresentação

Ginástica rítmica

Com a Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica

As atletas Emanuelle Lima, Francielly Machado, Gabrielle Moraes, Jéssica Maier e Morgana Gmach exibem as coreografias apresentadas nos Jogos Olímpicos Rio 2016: com cinco fitas, ao ritmo de Aquarela do Brasil (Ary Barroso); e com três maças e dois arcos, ao som de um mix de músicas brasileiras, como Tico-tico no fubá (Zequinha de Abreu) e Brasileirinho (Waldir Azevedo).

Dia 8, domingo, às 16h15.

Ginásio de eventos. GRÁTIS.Retirada de ingressos no dia da atividade. Livre

Torneios esportivos

Desafios de algumas das modalidades mais praticadas no país, com o objetivo de contribuir para a formação da cultura esportiva dos participantes e da plateia.

Basquete masculino

Com equipes convidadas da cidade de São Carlos

Dia 7, sábado, das 10h às 14h.

Ginásio de eventos. GRÁTIS. 16 anos

Futsal masculino

Com equipes convidadas da cidade de São Carlos

Dia 7, sábado, das 13h às 18h.

Ginásio de eventos. GRÁTIS. 16 anos

Festivais esportivos

Festivais de diversas modalidades esportivas para valorizar e estimular a prática esportiva e convivência.

Inscrições no local das atividades, com uma hora de antecedência.GRÁTIS.

Tênis de mesa

Esporte olímpico inventado na Inglaterra, que possui atualmente 1 milhão de praticantes no Brasil. A premiação será feita pelos atletas Hugo Hoyama e Ligia Silvia.

Dia 7, sábado, das 13h às 15h. Vagas limitadas.

Galpão.12 anos

Biribol

Um esporte aquático que pode ser disputado por equipes formadas por duas ou quatro pessoas, muito semelhante ao vôlei.

Dias 7 e 8, sábado e domingo, das 13h às 18h.

Piscina de biribol.

Necessários Credencial Plena e exame médico dermatológico atualizados. 16 anos

Tênis de campo

Esporte que teve origem na Inglaterra pode ser praticado em quadras de diferentes superfícies como saibro, sintéticas, cimento ou grama. Em caso de chuva o festival será cancelado.

Dias 7 e 8, sábado e domingo, das 13h às 18h.

Quadra de tênis.16 anos

Final de semana esportivo

A cada final de semana, uma modalidade esportiva diferente ganha destaque, com suas versões adaptadas e releituras.

Vivência

Vôlei sentado

Com instrutores do Sesc

O vôlei sentado é um esporte adaptado. Assim como no vôlei convencional, cada equipe é formada por seis jogadores, que jogam sentados no chão. As regras são semelhantes às do esporte tradicional, com algumas diferenças - por exemplo, o saque adversário pode ser bloqueado.

Dia 14, sábado, das 14h às 15h30.

Ginásio de eventos. GRÁTIS.  12 anos

Bate-papo e demonstração

Encontro com Lucarelli

O jogador atua como ponteiro da seleção brasileira de vôlei, sendo um dos atletas nacionais com maior destaque mundial. Dentre os principais títulos de Lucarelli, destacam-se o bronze na Superliga 2011, prata na Liga Mundial de 2013, ouro no Sul-americano 2013, prata na Liga Mundial 2014 e ouro no Sul-americano 2015 e Jogos Olímpicos 2016, além de vários prêmios como melhor jogador em edições das Ligas e Mundiais. A vivência com o atleta marca o início da Copa Sesc Verão de Vôlei.

Dia 15, domingo, das 15h às 18h.

Ginásio de eventos. GRÁTIS. Retirada de ingressos no dia da atividade.12 anos

Apresentação e vivência

Basquete em cadeira de rodas

Com equipe ADD/Magic Hands

Apresentação e vivência de basquete em cadeira de rodas com a equipe tricampeã brasileira. Os atuais integrantes do ADD/Magic Hands estão entre os melhores atletas do basquete em cadeira de rodas do Brasil, com passagens pela seleção brasileira nas paraolimpíadas de Atenas (2004) e Pequim (2008), além dos jogos Parapan-americanos (2007) no Rio de Janeiro.

Dia 21, sábado, das 15h às 18h.

Ginásio de eventos. GRÁTIS. Retirada de ingressos no dia da atividade.Livre

Vivência

Festival de habilidades, enterradas e arremessos

Com instrutores do Sesc

Aceite o desafio e venha testar suas habilidades no arremesso da bola ao cesto.

Dia 22, domingo, das 14h às 15h30.

Ginásio de eventos. GRÁTIS. Livre

Clínica

Tênis de campo

Com Leonardo Benassi

Oportunidade de aprimoramento para jogadores de nível intermediário e avançado, com foco no aprendizado de táticas e na melhoria técnica dos diversos golpes da modalidade. O conteúdo passa por situações de jogo em que estratégias são ensinadas para que os participantes consigam melhores resultados em seus jogos.

Dia 28, sábado, das 10h às 12h.

Quadra de tênis. GRÁTIS. Inscrição na Central de atendimento. 12 anos

Vivência

Brincando de tênis

Com Jeison Martins

Venha brincar de tênis de campo e ter contato com essa modalidade esportiva. Os participantes vivenciam a modalidade por meio de brincadeiras em um circuito esportivo e lúdico. Atividade melhor aproveitada por crianças de 6 a 12 anos.

Dia 28, sábado, das 15h às 18h.

Quadra de tênis. GRÁTIS.  Inscrição na Central de atendimento. Livre

Experimente

Para quem não pratica esportes ou quer vivenciar algo novo, nesse verão a programação do Sesc está recheada de novas possibilidades.

Vivências

Ginástica multifuncional: desafios esportivos

Com instrutores do Sesc

A GMF contempla todas as formas e tipos de exercício, desenvolvendo as habilidades motoras e as capacidades físicas. Durante o Sesc Verão, são desenvolvidas atividades que propõem, aos alunos matriculados na GMF e aos frequentadores do Sesc, treinos e desafios inspirados por modalidades ou gestos esportivos, de forma lúdica, criativa e dinâmica.

De 11/1 a 22/2, quartas, das 18h às 21h.

Sala de ginástica multifuncional. GRÁTIS. 12 anos

Minigolfe

Com Equipe Ativiva

Vivência do esporte de origem britânica que surgiu como alternativa ao golfe, no sentido de ser mais acessível e possível de ser realizado em pequenos espaços. O objetivo principal do jogo é a colocação da bola no buraco como o mínimo de tacadas.

De 11 a 13, quarta a sexta, das 19h30 às 21h.

Galpão. GRÁTIS. Livre

Saltos e acrobacias

Com Abajur Eventos

Venha conhecer, aprender e participar da vivência de acrobacias e saltos em uma pista inflável, que proporciona a realização de vários movimentos de forma dinâmica e desafiadora.

De 18 a 20, quarta a sexta, das 19h30 às 21h.

Galpão. GRÁTIS. Livre

Bocha

Com instrutores do Sesc

Esporte que tem o objetivo de lançar bochas (bolas) deixando-as o mais perto possível de um bolim (bola pequena). O adversário, por sua vez, deverá posicionar suas bochas mais perto ainda ou remover as dos seus oponentes.

De 25 a 27, quarta a sexta, das 19h30 às 21h.

Galpão. GRÁTIS. Livre

Galpão esportivo

Com instrutores do Sesc

Espaço com diversas vivências e experimentações lúdicas em jogos, esportes e brincadeiras. Venha conhecer mais sobre algumas modalidades esportivas e desenvolver habilidades motoras básicas como saltar, correr e arremessar de forma divertida e dinâmica.                                                                                   

Sábados e domingos, das 15h30 às 18h.                                                                             

Dias 14 e 15: Minigolfe

Dias 21 e 22: Saltos e acrobacias

Dias 28 e 29: Bocha

Galpão. GRÁTIS. Livre

Esportes na água

Com instrutores do Sesc

Modalidades esportivas aquáticas e esportes adaptados para experimentação na água, de forma dinâmica e lúdica.

Dias 14 e 28, sábados, das 16h às 17h.

Dias 15 e 29, domingos, das 16h às 17h.

Piscina externa. GRÁTIS. Necessários Credencial Plena e exame médico dermatológico atualizados. Livre

Polo aquático

Com Adriano Silva

Um desporto coletivo semelhante ao do handebol onde as equipes devem tentar jogar a bola dentro da baliza adversária.

Dias 21 e 22, sábado e domingo, das 16h às 17h30.

Piscina externa. GRÁTIS. Necessários Credencial Plena e exame médico dermatológico atualizados. 10 anos

Tamboréu

Com instrutores do Sesc

As rebatidas são feitas com um tipo de pandeiro de madeira como raquete. É um esporte divertido e indicado para todas as idades.

Dia 29, domingo, das 15h às 18h.

Quadra de tênis. GRÁTIS. Livre

Para Brincar de Esportes

Nas férias de janeiro, as crianças estão convidadas a brincar de ser atleta no Sesc. Diversas vivências em modalidades esportivas como atletismo, polo aquático, minigolfe, bocha, esgrima e outras são realizadas de forma lúdica e experimental.                                                                                                          

GRÁTIS. Vagas limitadas. Para crianças com 6 anos completos a 12 anos.

Terça a sexta, das 14h às 18h.

Turma 1: de 10 a 13.

Inscrição dia 4, quarta, a partir das 19h: exclusivo para Credencial Plena.

Inscrição dia 5, quinta, a partir das 19h: não credenciados (sujeito à disponibilidade de vagas).

Turma 2: de 17 a 20.

Inscrição dia 11, quarta, a partir das 19h: exclusivo para Credencial Plena.

Inscrição dia 12, quinta, a partir das 19h: não credenciados (sujeito à disponibilidade de vagas).

Turma 3: de 24 a 27.

Inscrição dia 18, quarta, a partir das 19h: exclusivo para Credencial Plena.

Inscrição dia 19, quinta, a partir das 19h: não credenciados (sujeito à disponibilidade de vagas).

Importante:

Não será realizado atendimento antes do horário previsto;

As inscrições deverão ser realizadas somente por pai, mãe ou representante legal da criança;

Para categoria Credencial Plena é obrigatória a Credencial Plena atualizada;

Vagas remanescentes para não serão divulgadas em nossos perfis nas redes sociais após a realização das inscrições semanais na categoria Credencial Plena.

Aprenda

Uma oportunidade de conhecer as regras e os fundamentos de diferentes modalidades esportivas, por meio de minicursos especialmente planejados para quem acha que não sabe jogar.

GRÁTIS. Inscrições na Central de atendimento, de 3 a 7/1: exclusivo para credencial plena;

dia 8/1: não credenciados (sujeitos a disponibilidade de vagas). 

Tênis de campo

Com instrutores do Sesc

Atividade que visa proporcionar o contato com a modalidade e o acesso à prática esportiva em benefício do bem-estar e da melhora do condicionamento físico. Atividade sequencial.

De 11/1 a 24/2, quartas e sextas, das 19h às 20h30.

Quadra de tênis. 16 anos

Badminton

Com instrutores do Sesc

Esporte semelhante ao tênis, em que no lugar de uma bola é utilizada uma peteca. A prática desta atividade desenvolve habilidades como agilidade, força, velocidade, reflexo, flexibilidade e resistência.

De 15/1 a 19/2, domingos, das 10h às 11h30.

Ginásio de eventos. 12 anos

Triatlo

Com instrutores do Sesc

Atividade esportiva que consiste em uma combinação das modalidades natação, ciclismo e corrida. Atividade sequencial.

De 14/1 a 25/2, sábados, das 15h30 às 18h.

Diversos espaços. É necessário ter noção básica de deslocamento no meio aquático, com avaliação prévia.  16 anos                                                

Pratique

Para quem já é um esportista, uma oportunidade de diversificar treinos e garantir espaços para a prática, além de participação em torneios competitivos.

Treino autônomo: natação

Com instrutores do Sesc

Aproveite os desafios e treinos da modalidade que estarão disponíveis durante todo o dia para ajudar a incrementar sua prática esportiva.

De 10/1 a 24/2, terças a sextas, das 13h às 21h30.                                                      

De 7/1 a 26/2, sábados e domingos, das 9h30 às 18h.

Piscina aquecida. GRÁTIS. Necessários Credencial Plena e exame médico dermatológico atualizados. 12 anos

Verão jovem

Com instrutores do Sesc

É tempo de praticar esportes. Venha para o Sesc encontrar a galera, curtir sua modalidade preferida, vivenciar outras e conhecer novas pessoas.                           

Das 16h às 17h30.

Ginásio de eventos. GRÁTIS. Inscrições na Central de atendimento.De 13 a 18 anos (turmas mistas).

Basquete

Com instrutores do Sesc

Dias 10, 17 e 24, terças.

Vôlei

Com instrutores do Sesc

Dias 11, 18 e 25, quartas.

Futsal

Com instrutores do Sesc

Dias 12, 19 e 26, quintas.

Rúgbi

Com Jean Marc Volland

Dia 13, sexta.

Beisebol

Com instrutores do Sesc                                                                                                                      

Dia 20, sexta.

Hóquei

Com instrutores do Sesc

Dia 27, sexta.

Copa Sesc Verão

Com equipes convidadas da cidade de São Carlos e região

Os torneios proporcionam às pessoas com credencial plena um momento de descontração, diversão e vivência do esporte. Os jogos buscam a inclusão de todos, além do respeito às regras, aos companheiros e adversários, em uma ação de competição saudável. 

Ginásio de eventos. GRÁTIS. 16 anos

Futsal

Jogos às terças e quintas, das 19h30 às 21h30.

Início dos jogos 12/01, quinta e término 23/02, quinta. Vôlei                                                                                                                    

Jogos às quartas e sextas, das 19h30 às 21h30.

Início dos jogos 18/01, quarta e término 24/02, sexta.

Triatlo

Prova que envolve as modalidades de natação, ciclismo e corrida, o Triatlo é um esporte olímpico que surgiu em San Diego (EUA) como treinamento de férias para os atletas da modalidade de atletismo e acabou virando uma divertida competição. Venha participar deste desafio especialmente pensado para quem quer se iniciar na modalidade. Os participantes devem trazer bicicleta para a prova de ciclismo.

Dia 19, domingo, a partir das 7h.

Concentração: Piscina aquecida. 12 anos

Prova

Natação: 200m

Ciclismo: 10,2km

Corrida: 3,4km

Categorias

Individual masculina

Individual feminina

Equipes (2 a 3 integrantes)

Inscrições

De 3 a 15/1, terça a domingo, exclusivo para Credencial Plena.

De 17 a 22/1, terça a domingo, para não credenciados (sujeito à disponibilidade de vagas).

Central de atendimento. GRÁTIS. Menores de 18 anos podem participar mediante apresentação do termo de autorização preenchido pelo responsável.

Leia Também

Últimas Notícias