sexta, 29 de março de 2024
Entretenimento

Cine Iguatemi estréia tecnologia 3D

02 Abr 2011 - 10h42
0 - 0 -

A sala 1 do Cine Iguatemi no shopping Iguatemi São Carlos traz em cartaz o filme Fúria sobre Rodas. A grande novidade na tela fica por conta da tecnologia diferenciada que o público pode acompanhar durante a exibição. Realidade em 3D. Certamente muita gente já ouviu falar sobre esse moderno conceito. Os efeitos em terceira dimensão estão se tornando cada vez mais comuns no nosso dia a dia e ao que tudo indica caminhando para se tornar uma febre mundial do entretenimento seja nos cinemas, videogames, entre outros.

Essa atração tecnológica chega a São Carlos nos cinemas do shopping Iguatemi e devem ser a partir de agora com muito mais intensidade. Mas o que poucos sabem é que, embora esta tecnologia só agora tenha começado a se desenvolver, seus princípios e as primeiras experiências já têm  mais de meio século. Para se ter uma idéia em 1952, nos Estados Unidos, foi exibido o primeiro filme em 3D nos cinemas. Claro, nada como é apresentado nas modernas salas de hoje em dia, mas a experiência de ter a impressão de ver as imagens saindo da tela – ainda que precária – causou impacto no público.

Afinal, como é feito o 3D e por que vemos em três dimensões?

A terceira dimensão não existe,  é apenas uma ilusão da sua mente. Literalmente. E isso é possível graças a um fenômeno natural chamado estereoscopia. Apesar do nome complicado trata-se apenas da projeção de duas imagens, da mesma cena, em pontos de observação ligeiramente diferentes.
Seu cérebro, automaticamente, funde as duas imagens em apenas uma e,  nesse processo, obtém informações quanto à profundidade, distância, posição e tamanho dos objetos, gerando uma ilusão de visão em 3D.
Para que isso seja possível, no entanto, a captação dessas imagens não é feita de uma forma qualquer. Lembre-se que o efeito 3D é composto por duas imagens projetadas em pontos distintos. Logo, na captação, devem ser filmadas duas imagens ao mesmo tempo. Essa correção de enquadramento é feita por softwares específicos, em tempo real, que reduzem as oscilações na imagem, deixando a composição mais realista. Um truque utilizado pela indústria é filmar através de uma lente e usar um espelho para projetar uma imagem deslocada em uma segunda lente. Nos cinemas agora a única certeza é que o 3D será a menina dos olhos do entretenimento.

Serviço
Cines Iguatemi no Shopping Iguatemi São Carlos
Estréia 3D SALA 01: FÚRIA SOBRE RODAS
Ação – LEGENDADO - duração: 105 min – 16 anos)
Horários: Sáb – Dom – Seg. - Qua: 14:00 / 16:00 / 18:00 / 20:00 / 22:00 Ter – Qui: 15:00 / 17:00 / 19:00 / 21:00.

Leia Também

Últimas Notícias