quinta, 25 de abril de 2024
Entretenimento

Biblioteca Comunitária da UFSCar comemora seus 20 anos

Inaugurada em 1995, BCo foi a primeira biblioteca universitária a atender também o público externo

17 Dez 2015 - 15h20
Concerto em comemoração aos 20 anos da BCo. Foto: Rogério Gianlorenzo - Concerto em comemoração aos 20 anos da BCo. Foto: Rogério Gianlorenzo -

A celebração pela chegada do fim do ano na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) já se tornou uma tradição: todos os anos, a Orquestra Experimental da Universidade apresenta seu Concerto de Natal no saguão da Biblioteca Comunitária (BCo). Neste ano, a apresentação, realizada no último dia 9, ganhou mais um motivo para a celebração: as comemorações dos 20 anos da BCo. "É emocionante relembrar toda essa história e valorizar a importância que a BCo conquistou", registrou Lígia Maria Silva e Souza, Diretora do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi) da UFSCar, inaugurado em 2015 para integrar as bibliotecas dos quatro campi.

A Biblioteca Comunitária da UFSCar foi a primeira biblioteca universitária a atender a comunidade externa à Instituição. "E esse trabalho começou a ser gestado ainda em 1970, com a inauguração da UFSCar", lembrou Lourdes de Souza Moraes, que coordenou a implantação da Biblioteca e, hoje, é Diretora da Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico da UFSCar (FAI). Já o Reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho, reafirmou como a Universidade se orgulha da BCo. Araújo Filho fez questão também de reconhecer e agradecer o trabalho da Orquestra Experimental da UFSCar. "A Orquestra mostra como somos uma universidade de excelência acadêmica com compromisso social e cultural", destacou.

HOMENAGENS

Para marcar as comemorações dos 20 anos da BCo, também foram inauguradas duas exposições permanentes: "As Bibliotecas na UFSCar" e "Linha do Tempo da trajetória de vida de Florestan Fernandes", sendo que esta última marca também os 20 anos da morte do sociólogo. Por fim, colaboradores e servidores da BCo foram homenageados durante o Concerto. Dentre eles, a Secretária Executiva da Biblioteca Lourdes Bertolote Tagliadelo, pelos 40 anos de dedicação à UFSCar; o analista de tecnologia de informação José de Carvalho Assumpção Neto, pelos mais de 20 anos dedicados à automação das bibliotecas da Universidade; Vera Lúcia Cóscia, pela dedicação ao Departamento de Coleções de Obras Raras e Especiais; Maria Emília Marchezin, representando os servidores aposentados da BCo, e Isabel Cristina Pereira de Souza, representando os servidores ativos.

Também foram homenageadas todas as diretoras da BCo ao longo de sua história, bem como as diretoras da antiga Biblioteca Central da UFSCar: Leila Maria Lenk, que exerceu a função em 1970, ano de criação da Universidade; Claudete Cury Sacomano, Diretora da Biblioteca Central de 1971 a 1993; Lourdes Moraes, Diretora de 1993 a 2005; Lígia Souza, Diretora de 2005 a 2015; e Camila Cassiavilani Passos, atual Diretora da BCo. Por fim, foram homenageados pelo apoio e parcerias com a Biblioteca Ilza Zenker Joly, fundadora da Orquestra Experimental; José Antônio Salvador, docente do Departamento de Matemática; Rosemeire Trebi Curilla, servidora hoje lotada no Núcleo de Formação de Professores da UFSCar; o Reitor e o Vice-Reitor da UFSCar, Adilson de Oliveira; a Pró-Reitora de Extensão, Claudia Maria Simões Martinez; e o ex-Reitor Oswaldo Baptista Duarte Filho.

Leia Também

Últimas Notícias