quarta, 24 de abril de 2024
Entretenimento

5ª Parada LGBT de São Carlos acontece em novembro

23 Jun 2014 - 10h22
0 - 0 -

No dia 16 de novembro, foi confirmada  a 5ª Parada LGBT em São Carlos, afirma Alexandre Sanches que é Presidente da ONG Visibilidade LGBT e membro do Conselho Municipal da Diversidade Sexual.

Em São Carlos as paradas têm se caracterizado como um misto de irreverência, criatividade, cultura, cidadania e conquistas políticas. A primeira Parada se deu em 2009, ano de criação da ONG Visibilidade LGBT, entidade que desde então organiza o evento em parceria com a Prefeitura Municipal de São Carlos. Em 2009, durante a 1ª Parada, foi criada pelo então Prefeito Oswaldo Barba a Lei que criou o Conselho Municipal LGBT, órgão composto por representantes do poder público e da sociedade civil com o intuito de fiscalizar e desenvolver políticas públicas de combate a homofobia, lesbofobia e transfobia.

Em 2010 ocorreu a 2ª Parada, em conjunto com o Encontro Paulista LGBT, encontro do movimento social que teve como sede São Carlos. Durante a 3ª Parada, em 2011, o então Prefeito assinou o decreto de criação da Divisão de Políticas para Diversidade Sexual, órgão que atua dentro da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, com o intuito de desenvolver políticas públicas de inclusão, educação, saúde e cidadania para LGBTs.

Na 4ª Parada foi assinado o decreto que criou o Plano Municipal de Políticas para Diversidade Sexual, um conjunto de 15 ações transversais construídos a partir da Conferência Municipal LGBT. Além dessas normas, São Carlos também têm a lei que institui a Conferência Municipal e o dia 17 de Maio como Dia Municipal de Luta Contra a Homofobia.

Com públicos surpreendentes (20.000 na primeira e 50.000 na quarta) a Parada de São Carlos vêm provado que é possível conscientizar a população, dar visibilidade a comunidade e conseguir conquistas políticas importantes. Essas conquistas fizeram com que a cidade tivesse destaque nacional na atuação nessa área.

Hoje, o Conselho Municipal da Diversidade Sexual, com apoio da Prefeitura Municipal através da Divisão de Políticas para a Diversidade Sexual e da ONG Visibilidade LGBT, marcou a 5ª Parada para o dia 16 de Novembro. Essa promete ser mais uma Parada politizada, que traga conquistas e visibilidade para a comunidade LGBT.

Leia Também

Últimas Notícias