Sex, 24 de Novembro de 2017
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16/10/2017 - 16h35   |   Atualizado em 16/10/2017 - 16h37
(*) Elton Yokomizo

Como preparar o seu negócio para vender mais no fim do ano?

Na atualidade o tempo tem sido curtíssimo, e todo tempo é tempo para planejar suas vendas. Desta forma a palavra-chave é planejamento. Para isto, alguns pontos são importantes:

  • Histórico de vendas: tomar conhecimento do histórico de vendas, sob os aspectos de relembrar o desempenho das vendas de anos anteriores, tais como: quais foram os produtos mais procurados? O que encalhou? Quais foram os horários de pico? Como foi o preparo da loja? Como foi feito o atendimento? Quantos funcionários temporários contratou? Houve problemas com troca de mercadorias?
  • Equipe de vendas: no caso de reforçar a equipe, o momento de contratar é agora. Faça um contrato com uma empresa de prestação de serviços de 90 dias e, caso seja necessário, renove por mais 90. Não deixe para cima da hora. O funcionário temporário deve ser treinado, tem que conhecer os produtos e também precisam pegar o jeito da loja. Fique atento. A empresa que alocar o profissional precisa ter certidão de regularidade junto ao Ministério do Trabalho e esse empregado precisa ser registrado (CLT).
  • Cliente: o importante é aguçar os sentidos do consumidor por meio da visão, do tato, do cheiro e do paladar. A vitrine, independentemente do formato do negócio (rua, shopping ou e-commerce), precisa "saltar aos olhos" e convidar o cliente para entrar ou navegar, no caso da home page do site. Fragrâncias agradáveis atraem frequentadores e tornam o ambiente mais gostoso. Tocar é uma necessidade da maioria, muitos gostam de mexer nas peças, provar e testar combinações e só depois efetuar a compra.
  • Experiência de compra: promova a degustação. O cliente pode ser "fisgado pela boca" independentemente da área de atuação, mas, é claro, se o estabelecimento é voltado para alimentação é de bom tom oferecer pedacinhos do produto para ser provado na hora. Agora, se o ramo é outro, porque não oferecer um bombom, pedaço de panetone, frutas secas ou café? Gentilezas fidelizam clientes.

Dicas preparativos - Canais de Venda:

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Loja de Rua

- Invista no visual. Decore o estabelecimento com enfeites natalinos;

- Deixe os produtos expostos nos locais com maior trafico de clientes;

- Os artigos devem ficar na altura do olhar. O ideal é 1,60m, o que corresponde à média da estatura do brasileiro;

- Invista na iluminação para o dia e para a noite. A luz certa favorece a mercadoria. A vitrine precisa ser bem iluminada e o reflexo do sol deve ser controlado.

Loja de Shopping

- A concorrência está ao lado. O cliente sai da loja e a poucos passos encontra o concorrente;

- Busque um diferencial. Traga mercadorias de outros estados e misture com as peças que já costuma ter.

- Inove na vitrine. Mescle as peças tradicionais com as novas;

- Crie pontos focais. As lojas são pequenas, no geral têm 60m², então é preciso saber usar o pouco espaço que tem;

- Aposte na venda cruzada. Ofereça um mix de produtos. Por exemplo: calça, blusa, sapato e bolsa ou, caso o ramo seja alimentação, bacalhau, azeite, azeitonas e vinho.  O freguês é induzido a comprar os quatro. Traga essa estratégia para o seu modelo de negócio.

E-commerce

- A home page também precisa estar no clima festivo. Uma diagramação atrativa e especial para a data é fundamental;

- A navegação precisa ajudar o cliente a ter detalhes do produto. Utilize o sistema de lupa (zoom) para o consumidor visualizar a peça. Ele substitui a necessidade de o cliente tocar o produto;

- Transmita confiança.  Contrate o serviço de segurança e coloque testemunhais de quem já comprou;

- Respeite o prazo de entrega. Não se comprometa com uma data que não poderá cumprir.

Importante, para ambos canais de venda:

- Bom atendimento.  No caso da loja de rua e shopping, não escolha o cliente pela aparência. Todos, independentemente do tipo físico ou da roupa que está vestindo, precisam receber um atendimento impecável.  No caso do site é preciso ter um espaço para o cliente conversar com alguém, seja por e-mail, chat ou telefone;

- Prepare o seu estabelecimento para o grande movimento. Agilidade e paciência serão fundamentais;

- Fidelização: aproveite o movimento intenso para cadastrar todos os clientes.  Faça uma planilha simples com nome, telefone, endereço e e-mail.  Com essas informações você poderá avisá-los sobre promoções e lançamentos por meio de malas diretas ou e-mail marketing.

(*) O autor trabalha há 18 anos no SEBRAE-SP, é especialista em Gestão de Marketing e Gerente Regional do SEBRAE-SP em São Carlos.

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