sexta, 29 de março de 2024
Seja mais

Você estimula sua criatividade?

11 Set 2018 - 07h00Por (*) Ju Ferraz
Você estimula sua criatividade? -

Mas afinal o que me vem a ser criatividade e o que ela nos traz de bom?

Criatividade significa ser criativo, quando somos criativos diante de certas situações chegamos a soluções de desafios ou problemas com facilidade, descobrimos diferentes maneiras de fazer a mesma atividade ou novas atividades, conseguimos inventar uma nova utilidade para algo que já existe, aumentamos a produtividade nas tarefas que antes eram longas e cansativas e criamos novas possibilidades em nossa vida.

Após saber o significado de criatividade, você se considera uma pessoa criativa?

Todos nós somos criativos, o que geralmente acontece é que não usamos nossa criatividade por medo de críticas ou pré julgamentos, com isso perdemos oportunidades, estagnamos diante dos desafios, responsabilizamos os outros por nossas falhas e medo de criar algo novo. Quando deixamos o medo nos paralisar reduzimos e minamos nossas possibilidades. Se observarem as crianças, elas são criativas pois ainda não se importam com críticas ou desaprovações, conseguindo criar livremente.

Se você estimular sua criatividade será que sua vida poder melhorar? Será que facilitará a resolução de seus desafios?

Nossa mente é muito poderosa e quando decidimos usá-la para algo realmente construtivo em nossa vida, conseguimos viver uma vida mais plena e cheias de novas oportunidades. Para tal, é preciso se autoconhecer, entender quais são seus talentos e capacidades, saber como usá-los. Saber quais são seus defeitos e como minimizá-los ao máximo. Isso fará com que você julgue menos as pessoas e saberá lidar melhor com suas próprias escolhas.

Autoconhecimento é a chave para muitas “portas fechadas” que ainda tem em sua vida. Porém, não é algo fácil de conseguir, é preciso muita coragem e determinação. Precisa enfrentar esse medo que não deixa você criar e viver algo novo em sua vida, quebrar esses paradigmas que impedem você de seguir adiante. Tudo isso só depende de você.

O quanto você investe em seu desenvolvimento, em estimular sua criatividade, em agradecer pelo que já tem, em sair do seu mundinho tão pequenino e aproveitar o mundo imenso que existe de excelentes oportunidades que você ainda não enxerga. É preciso querer tudo isso, e querer com muita força, vontade, ação independente do que vão dizer ou da forma que vão te olhar. Se a atitude que tomará só trará situações boas para você e para o mundo, vá em frente. Faça o que tiver que fazer com muito amor e o resultado cedo ou tarde aparecerá.

É importante ou não usar sua criatividade?

Um grande abraço e até o próximo artigo.

(*) A autora é uma profissional facilitadora do autoconhecimento e auxilia as pessoas a transformarem seus objetivos em resultados, da cidade de São Carlos, graduada em Administração de empresas, no Centro Universitário de Araraquara, pós em gestão de produção pela UFScar, Coaching pela SLAC - Sociedade Latino Americana de Coaching. Contato e sugestões: faleconosco@saocarlosagora.com.br

Esta coluna é uma peça de opinião e não necessariamente reflete a opinião do São Carlos Agora sobre o assunto.

Leia Também

Últimas Notícias