sexta, 29 de março de 2024
Artigo Rui Sintra

Um exemplo

15 Mar 2018 - 07h08Por (*) Rui Sintra
Um exemplo -

Seu nome é Jonathan Dantas e é Gari aqui na cidade de São Carlos. “Tudo bem – e daí?”, poderão perguntar muitos leitores meus. Daí, que o Jonathan aproveitou as redes sociais para fazer um apelo, um singelo apelo: “Olá pessoal só passei pra deixa um comunicado pra vcs. Sou Gari na parte noturna e peço a compreensão de todos para tá amarrando os saquinhos de lixo um com outro, vidro coloca numa caixinha de papelão assim pelo - facilita nosso trabalho já é uma evolução se todos fizerem isso deste já fico agradecido sei q aqui não é lugar pra essas coisas + tinha q fazer esse comunicado”.

Impressionante não apenas o comunicado em si, mas, principalmente o espírito cidadão de Jonathan e, inclusive, o amor e respeito que ele sente por sua profissão.  É óbvio que ele está tentando se precaver – e aos seus colegas - de possíveis acidentes que possam ocorrer com a recolha e manuseamento do lixo, principalmente através de objetos cortantes, mas o que mais impressiona em sua mensagem é a tentativa pura que ele faz em ensinar o cidadão comum a tratar e acondicionar o seu próprio lixo, está visto em defesa do ambiente e em defesa da integridade física de quem tem por missão fazer a recolha do mesmo.

E, como se constata, não houve necessidade de se fazer qualquer seminário, workshop, palestra ou curso ministrado por especialistas renomados para ensinar pequenas coisas do cotidiano a todos nós. O Jonathan, com sua simplicidade, com seu amor pelo trabalho que faz e com a consciência cívica que reside nele, acabou por dar uma lição a todos nós, sim, a nós, que muitas vezes bradamos em defesa do meio ambiente, mas que nos esquecemos das coisas e dos gestos mais simples.

Como cidadão e morador nesta cidade de São Carlos, gostaria de agradecer ao Jonathan sua mensagem, seu sentido de responsabilidade e seu amor pelo trabalho que executa, que não só é imprescindível para a conservação do meio-ambiente, como, também, imprescindível para a saúde pública. Bem haja! É um orgulho ter gente como você zelando por nós.

(*) O autor é Jornalista profissional / Membro da GNS Press Association (Alemanha) / Correspondente internacional freelancer.

Esta coluna é uma peça de opinião e não necessariamente reflete a opinião do São Carlos Agora sobre o assunto.

Leia Também

Últimas Notícias