sexta, 29 de março de 2024
S.Carlos no mundo da ciência e da tecnologia

Tradicional Semana da Óptica será realizada em agosto com participação aberta a todos os interessados

01 Ago 2021 - 08h03Por Kleber Chicrala
Tradição da Semana da Óptica - Semóptica em anos anteriores a pandemia - Crédito: DivulgaçãoTradição da Semana da Óptica - Semóptica em anos anteriores a pandemia - Crédito: Divulgação
 A Semana da Óptica – Semóptica é um evento tradicionalmente realizado pelo Grupo de Óptica “Milton Ferreira de Souza”, do Instituto de Física de São Carlos (IFSC), e neste ano acontecerá no período de 23 á 27 de Agosto com palestras, conferências e seminários com temas variados e apresentados pelos pesquisadores e professores do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) – Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica (CEPOF) – INCT – USP, a qual será realizada de forma virtual. A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de S. Paulo –FAPESP ,o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq , e o próprio Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, veem tradicionalmente apoiando e sendo parceiros da Semóptica durante esses 25 anos da sua existência. Além das empresas, e Instituições de ensino e pesquisa que contribuem e contribuíram com participação direta na realização. 
 
Idealizada pelos professores e pesquisadores do Grupo de Óptica do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) – USP , sendo: Prof. Dr.  Vanderlei Salvador Bagnato, Prof. Dr. Sérgio Carlos Zilio, Prof. Dr. Milton Ferreira de Souza, Prof. Dr. Luís Gustavo Marcassa, Prof. Dr. Euclydes Marega Junior, Prof. Dr. Jarbas Caiado de Castro Neto, e outros professores desta Instituição. A Semana da Óptica, vem costumeiramente tendo reconhecimento nos meios de comunicação e de entidades públicas e privadas, assim como no meio universitário e geral, como um modelo a ser seguido de difusão científica e educacional, que contribuiu fortemente para a educação e ciência no Brasil. 
 
Foram anos e anos de dedicação dos membros da equipede difusão científica do IFSC - USP e professores/pesquisadores do IFSC -USP, além de estudantes de graduação e pós, colaboradores, que unidos e com apoio e participação de muita gente, e de diversas instituições e empresas, literalmente “colocaram a mão na massa” e fizeram acontecer a Semana da Óptica, que agora em sua versão digital 2021 ( 25 anos) trará novidades aos participantes.
 
As palestras( Conferências e Seminários) desse ano da Semóptica serão transmitidas pelo Canal YouTube do CEPOF: https://www.youtube.com/sitecepof
 
A programação da “Semóptica – 2021”, que acontecerá entre os dias 23 e 27 de agosto, está organizada da seguinte forma:
23/08 – 14h00
“A vida sob a perspectiva da mecânica quântica” – Prof. Euclydes Marega Junior;
23/08 – 16h00
“Por quê usamos modelos animais em pesquisa biomédica?” – Profª Cristina Kurachi;
24/08 -14h00
“Somando e multiplicando cores” – Prof. Emanuel Henn;
24/08 – 16h00
“Espectroscopia óptica” – Prof. Luiz Antônio de Oliveira Nunes;
25/08 – 16h00
“Microscopia óptica confocal” – Prof. Francisco Gontijo Guimarães;
26/08 – 16h00
“Manipulando átomos com luz” – Profª Patrícia Castilho;
27/08 – 16h00
“Luminescência” – Prof. Sebastião Pratavieira e Profª Lilian Moriyama;
 
A Semóptica é realizada anualmente desde 1996, tendo a participação na realização dedos professores e pesquisadores do CEPOF – INCT -IFSC –USP e parceiros de instituições de ensino, pesquisa e da área da educação, tendo a coordenação de difusão científica do Prof. Dr. Euclydes Marega Jr , com a participação direta na organização do Prof. Dr.Sebastião Pratavieira, e do Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato (Coordenação Geral).
 
O EVENTO É GRATUITO 
VOCÊ É O NOSSO CONVIDADO
 
 
A Semana da Óptica (Semóptica) sempre teve a participação e os trabalhos dos pesquisadores, dos técnicos, e do pessoal de difusão científicado Grupo de Óptica “Milton Ferreira de Souza” - Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica (CEPOF) – INCT – IFSC –USP, com a promoção inclusive de palestras e explicações super-interessantes, a exemplo da apresentação feita em edição anterior pelo diretor do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) – USP e coordenador do CEPOF, Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato, que é um dos idealizadores do Semana da Óptica, e um entusiasta e apoiador incondicional da difusão científica para toda população.
 
JUSTA HOMENAGEM:

Prof. Dr. Milton Ferreira de Souza foi um dos idealizadores e incentivador da Semana da Óptica - Semóptica
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
kleberchi
 
Fontes: Kleber Chicrala – Jornalismo Científico do CEPOF – INCT – IFSC – USP;Assessoria de Comunicação – IFSC/USP e  a Coordenação do CEPOF –IFSC – USP : Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato. 

Leia Também

Últimas Notícias