sexta, 19 de abril de 2024
Seja Mais

Quebre o ciclo da tristeza

19 Mar 2019 - 07h46Por (*) Ju Ferraz
Quebre o ciclo da tristeza -

Será que você vive no ciclo da tristeza?

Se sim, qual a intensidade de sua tristeza hoje?

A tristeza é uma das emoções típica do ser humano, caracterizado pela ausência de ânimo, disposição, alegria, motivação e cheio de sentimentos deprimentes. Podendo se manter em sua vida por alguns minutos ou até mesmo por semanas intensas e penosas.

Vários motivos podem estimular a tristeza em nossa vida, como por exemplo:

Pensamentos negativos constantes;

A perda de um ente querido;

A falta de um objetivo e propósito de vida;

Uma desilusão amorosa;

A falta do perdão para com o outro;

A perda do emprego;

E diversos outros fatores semelhantes a estes.

A questão não é nunca se entristecer, mas sim, entender o real motivo da tristeza e buscar soluções para que aquele sentimento não ocorra novamente.

Todos nós ficamos tristes, ora ou outra, com diversos fatores, e como podemos fazer para quebrar o ciclo da tristeza e vivermos com sentimentos mais produtivos que nos levem para uma vida de equilíbrio e plenitude?

A resposta é uma só, AUTOCONHECIMENTO.

O autoconhecimento é fundamental para que você seja forte emocionalmente o suficiente para entender de onde vem a tristeza que você sente no momento e como você pode sair dela. Quanto mais você se conhece, mais a sua vida fica plena, mais soluções você consegue trazer para sua vida e mais momentos de felicidade com a as pessoas que você ama e convive, você terá.

Alguns indicadores da tristeza são:

Falta de alegria de viver;

Desânimo profundo;

Preguiça em desempenhar suas tarefas do dia;

Falta de amor próprio;

Infelicidade constante;

Falta de objetivo na vida;

E muitos outros.

Se você vive com a maioria desses sentimentos listados acima, cuidado! Mude seus pensamentos, se não conseguir sozinho(a), não tenha vergonha de buscar ajuda; pois você nasceu para ser feliz e não merece perder mais nenhum minuto de sua preciosa vida no ciclo da tristeza.

Qual tema sobre o desenvolvimento e fortalecimento emocional você acha importante? deixe nos comentários e vamos juntos fazer a diferença no mundo.

Que o autoconhecimento e aprendizado faça sempre parte de sua vida, muito obrigada, um grande abraço até o próximo artigo!

(*) A autora é uma profissional facilitadora do autoconhecimento e auxilia as pessoas a transformarem seus objetivos em resultados, da cidade de São Carlos, graduada em Administração de empresas, no Centro Universitário de Araraquara, pós em gestão de produção pela UFScar, Coaching pela SLAC - Sociedade Latino Americana de Coaching. Contato e sugestões: faleconosco@saocarlosagora.com.br  

Esta coluna é uma peça de opinião e não necessariamente reflete a opinião do São Carlos Agora sobre o assunto.

Leia Também

Últimas Notícias