quarta, 24 de abril de 2024
Seja Mais

Qual é o seu propósito de vida?

13 Mar 2018 - 04h34Por (*) Ju Ferraz
Qual é o seu propósito de vida? - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

O propósito de vida tem a ver com sua missão no mundo, com o legado que você vai deixar. É algo pelo que você será lembrado e citado.

Missão é onde você quer chegar, o que você quer alcançar, o que você quer construir em sua vida, qual será sua contribuição no mundo. É como se fosse o seu objetivo naquele momento, e, assim que cumprir aquela missão surgirão outras e outras, o que implicará em talvez, em mudar o seu propósito de vida e reajustar com o que tem de novo acontecendo. Você precisa saber o porquê você escolheu uma missão, se esse porque não for forte o suficiente, de nada adianta traçar missão ou objetivo. E, a realização por cumpri-los só se torna duradoura e verdadeira quando suas conquistas estão alinhadas com seu propósito de vida.

Quando você consegue conciliar seu propósito de vida com o que você faz profissionalmente, fica mais fácil e gratificante, pois seu coração estará junto com o que você faz e fazendo o que lhe deixa realizado, lhe fará sentir-se vivo. Quando encontramos nosso propósito de vida, o trabalho deixa de ser trabalho e passa a ser fonte de alegria, prazer e realização.

Mas como descobrir qual o seu propósito de vida?

Se você se libertar de ideias passadas, limpar a mente de preconceitos e paradigmas, entender que todos nós mudamos a todo instante, ficará mais próximo de seu propósito.

Você precisa seguir na direção de sua missão, com coragem e toda garra que puder, dando o seu melhor em tudo que fizer, mesmo que naquele momento, você sinta vontade de desistir e talvez muitas pessoas na mesma situação desistissem, você respira fundo e continua com todas as suas forças. Pois o propósito é o que lhe move a seguir adiante, é o que verdadeiramente vai fazer você seguir, quando todo mundo desistiria.

Reflita e responda as questões a seguir para ter uma clareza maior do seu real propósito de vida.

- O que você ama fazer e que quando está envolvido nessa atividade não sente o tempo passar?

-Quais são seus principais valores e como eles se conectam com sua vida?

-O que lhe faz vibrar e sentir alegria?

-O que lhe faz levantar todos os dias para o um novo dia?

Para deixar sua marca no mundo, estabeleça sua missão, entenda o que sua missão irá trazer de agregador para si mesmo, e para o mundo, depois mova-se para a ação. Se esse mover-se para ação, lhe fizer se sentir vivo e disposto a superar qualquer obstáculo que possa aparecer para chegar até sua missão, você terá encontrado seu propósito.

Seja melhor do que você mesmo todos os dias. Tenha esse compromisso consigo mesmo e verá o quão perto estará do seu real propósito de vida.

(*) A autora é Coach e Palestrante da cidade de São Carlos, graduada em Administração de empresas, no Centro Universitário de Araraquara, pós em gestão de produção pela UFscar, Coaching pela SLAC - Sociedade Latino Americana de Coaching. Contato e sugestões: Facebook: /juferrazcoachpalestrante. Email: juferrazcoach@gmail.com.

Esta coluna é uma peça de opinião e não necessariamente reflete a opinião do São Carlos Agora sobre o assunto.

Leia Também

Últimas Notícias