quinta, 25 de abril de 2024
Colunistas

PRÓXIMA VIAGEM: Turismo rural em Amparo

03 Mar 2018 - 03h33Por (*) Eduardo Henrique Ferin da Cunha
Foto: Eduardo Henrique Ferin da Cunha - Foto: Eduardo Henrique Ferin da Cunha -

Amparo é uma Estância Hidromineral do interior paulista próximo à Campinas. O seu centro histórico retrata a época áurea do século XIX onde a cafeicultura era predominante. E hoje pode-se observar em seus casarões antigos localizados no centro e prédios históricos tais como: a Catedral Nossa Senhora do Amparo, a Igreja São Benedito, a Igreja Nossa Senhora do Rosário e o museu Histórico Bernardino de Campos.

Além desses conjuntos arquitetônicos, merece destaque a Estação Ferroviária de Amparo, totalmente remodelada e com muitas atividades culturais.

Todas as atrações culturais já valeriam o passeio por Amparo, mas, o ideal é que seja feito com serviço especializado de guiamento para que se possa conhecer melhor a história. Além desses atrativos, Amparo conta com um diferenciado Turismo Rural que é o conjunto de atividades turísticas desenvolvidas no meio rural, comprometido com a produção agropecuária, agregando valor a produtos e serviços, resgatando e promovendo o patrimônio cultural e natural da comunidade (Lei 1261/2015). Os destaques desta matéria vão para dois atrativos: Terrassos Vinícola e Fazenda Atalaia.

Terrassos Vinícola

A Terrassos é um lugar exuberante que proporciona uma vista de 870 metros de altitude dos trechos finais da Serra da Mantiqueira, entretanto para chegar à propriedade você pega uma estrada de terra de 2,5km muito ruim e malconservada. Em dias de chuva se você não tem como um carro com tração nas quatro rodas desista da visita, mas se você chegou lá, aproveite a vista da Mantiqueira.

Faça uma visita aos vinhedos da propriedade onde se cultiva as uvas Moscatel, Syrah e Máxima, uma espécie hibrida produzida pelo IAC (Instituto Agrônomo de Campinas). É possível visitar todo o processo produtivo, as caves dos espumantes e no final uma degustação com quatros vinhos da casa.

O ponto alto da visita, entretanto é o almoço. Aos domingos eles servem um festival de massas com variedades tais como: Antepasto de berinjela com pão de ervas, Salada de folhas com molho especial da casa, Talharim à bolonhesa, Nhoque ao ragu de linguiça, Ravióli de quatro queijos ao molho rose, Espaguete ao molho pesto e Tortelli de abóbora Kabocha ao molho de manteiga e salvia.

Para visitar a vinícola e degustar os vinhos é gratuito aos sábados, domingos e feriados das 9h às 18h, mas para o almoço é necessário reserva antecipada. Mais informações, acesse o site www.terrassos.com.br

Fazenda Atalaia

A Fazenda é outro grande atrativo de turismo rural de Amparo. Instalada em uma fazenda histórica do século XIX, o que antes era café, há mais de 20 anos, a família Rezende começou a produzir queijos maturados com várias criações próprias e armazenados em tulhas. Participamos de uma degustação onde nos serviram vários tipos, tais como: Ricota fresca, Frescal, Padrão, Feta, Padrão de Cabra e os maturados: Casarão, Mantiqueira, Terreiro, Mogiana, Provolone, Trilha, Figueira, Taipa, Porão e o Tulha de casca dura, picante, frutado e levemente salgado, esse queijo ganhou medalha de ouro no World Cheese Award 2016-17 em San Sebastian (Espanha) e é um dos mais representativos da marca.

Após a degustação você poderá comprar os produtos na loja da fazenda e conhecer a tulha, onde ficam armazenados os queijos. Eles oferecem uma visita guiada (com custo) pela história da fazenda e café da manhã. A degustação e a visita à loja são gratuitas. Mais informações acessem o facebook da fazenda: @fazendaatalaia

Faço um convite para visitar o meu site: www.caminhosdoturismo.com.br ou acompanhar as minhas redes sociais: facebook.com.br/sitecaminhosdoturismo e instagram.com/caminhosdoturismo. Assista também aos vídeos no meu canal no youtube.com/caminhosdoturismo.  Nelas vocês vão encontrar dicas de atrativos turísticos, hospedagem, gastronomia, enologia e eventos.  

Qual é a sua próxima viagem? Programe-se!

SOBRE O AUTOR

Foto: DivulgaçãoEduardo Henrique Ferin da Cunha, Mtb nº 0081757/SP, 41 anos, casado com Aline Luz, pai de uma menina de 18 anos, a Gabrielle. Apaixonado por viagens, vinhos, gastronomia e fotografia. Graduado em Marketing pela Universidade Paulista, pós-Graduado em Gestão de Marketing pela Unicep São Carlos; em Educação Profissional e em Gerenciamento de Projetos - Práticas do PMI pelo Senac São Paulo. Possui extensão em Gestão do Terceiro Setor, Desenvolvimento Local, Rede Social pelo Senac São Paulo e The Johns Hopkins University. Tem formação em Turismo Sustentável e Desenvolvimento Local e em Áreas Rurais pelo Centro Internacional de Formação da OIT Turim. Atua como mediador, agente de desenvolvimento local e em projeto de Regionalização de Turismo em 21 cidades do Estado de São Paulo. Experiência em Desenvolvimento Turístico, Marketing, Empreendedorismo, Gestão de Projetos Sociais, Rede Social, Desenvolvimento Local e Responsabilidade Social Empresarial.

Leia Também

Últimas Notícias